QUEIMADOS (RJ): Mitos sobre vacina contra HPV são esclarecidos por agentes de saúde, do município

A vacina contra HPV é segura e todas meninas entre 11 e 13 anos devem tomar segunda dose, que está disponível nos postos de saúde, de Queimados

SalvarSalvar imagem
SalvarSalvar imagem

REPÓRTER: A população de Queimados tem procurado os postos de saúde do município para saber sobre a importância da vacina contra o vírus do HPV. De acordo com a secretaria Municipal de Saúde, muitos procuram saber se, a vacina pode causar efeitos colaterais graves como paralisia e desmaios. O ministério da Saúde afirma que, essas informações não são verdadeiras e que a vacinação pode causar apenas dor no local da aplicação e, em casos raros, febre e dor de cabeça. A dona de casa, Cintia de Souza, tinha medo da vacina, mas foi até um dos postos e garante que depois de se informar melhor, percebeu que a imunização é segura.
 
SONORA: Dona de casa, Cintia de Souza
 
“Eu até fiquei com medo de dar a segunda dose porque dizem que estava dando paralisia nas crianças e minha filha ficou um pouco com medo de tomar. Aí eu fui e conversei com a técnica aqui no posto onde eu vacinei aí ela falou que não tinha nada haver, que era uma vacina segura que a filha dela também tomou. Fui e dei a segunda dose nela”.

REPÓRTER: O HPV é a principal causa do câncer do colo do útero, que é um dos que mais mata mulheres no país. De acordo com o Instituto Nacional do Câncer,  mil e 340 novos casos da doença vão ocorrer no estado do Rio de Janeiro, nesse ano. A estudante, Kailane de Souza, afirma que, a vacinação foi tranquila e convida as colegas para receber a imunização.

SONORA: Estudante, Kailane de Souza
 
“Eu falei que igual a primeira dose, é tranquila. Elas perguntaram se doeu, eu falei que não doeu aí eu pedi para elas tomarem”.
 
REPÓRTER: Para ficarem imunes ao vírus, as jovens precisam tomar as três doses da vacina. A segunda deve ser feita seis meses depois da primeira e, a terceira cinco anos mais tarde. A coordenadora de imunização da cidade, Andrea Cristina da Silva, convoca as meninas para receber a segunda dose da vacinação.

SONORA: Coordenadora de imunização, Andrea Cristina da Silva
 
“As adolescentes que tomaram a primeira dose da vacina precisam tomar a segunda dose para que a parte da resposta imunológica dessa vacina corresponda realmente a sua proteção. Essas adolescentes precisam tomar a segunda dose para se protegerem do câncer do colo do útero”. 
 
REPÓRTER: As jovens entre 11 e 13 anos, de Queimados, podem tomar a vacina contra o HPV, em 14 unidades básicas de saúde espalhadas pela cidade. Os locais funcionam de segunda a sexta, das oito da manhã às cinco da tarde. A cidade de Itaboraí, próximo a Queimados, também não atingiu a meta. Apenas 35 por cento do público alvo compareceu aos postos de saúde para tomar a vacina.

Reportagem, Rodrigo Nunes

Receba nossos conteúdos em primeira mão.