PRORROGAÇÃO: Campanha de vacinação contra pólio e sarampo segue até 12 de dezembro

As crianças que ainda não foram vacinadas contra a paralisia infantil e sarampo têm até o dia 12 de dezembro para receberem as doses. Mais de 16 milhões de crianças já estão protegidas contra essas doenças. Mas de acordo com o Ministério da Saúde, ainda faltam cerca de 22 milhões para serem imunizadas.

Salvar imagem

Tempo de áudio – 02min21seg

REPÓRTER: As crianças que ainda não foram vacinadas contra a paralisia infantil e sarampo têm até o dia 12 de dezembro para receberem as doses. Mais de 16 milhões de crianças já estão protegidas contra essas doenças. Mas de acordo com o Ministério da Saúde, ainda faltam cerca de 22 milhões para serem imunizadas. Por isso, o ministro da Saúde, Arthur Chioro, alerta os pais para a importância da vacinação.

SONORA: ministro da Saúde – Arthur Chioro

"Atenção pais e responsáveis pelas crianças de todo o país. Levem seu filho que tenha entre seis meses até cinco anos para vacinar num dos postos de saúde contra a poliomielite e contra o sarampo, doenças que já são erradicadas do Brasil, mas que nós precisamos fazer o reforço para que elas não voltem a circular e causar mortes, causar tanto sofrimento às nossas crianças.

REPÓRTER: A filha da recepcionista Camila Veras Aguiar está entre as crianças que vão ser beneficiadas com a prorrogação da campanha .  

SONORA: recepcionista - Camila Veras Aguiar

"Essa vacina contra o sarampo e aproveitar agora que foi prorrogada para levar minha filha para vacinar. Graças a Deus foi prorrogada, eu não tive tempo. Uma oportunidade para esses pais que perderam, que não tiveram tempo para vacinar. Vou levar o mais rápido possível, para não perder de novo, porque é muito importante essa vacinação".

REPÓRTER: A vacina contra a pólio é recomendada para crianças de seis meses a cinco anos incompletos. Já a vacina contra sarampo deve ser aplicada em crianças de um a cinco anos de idade. Mas os pais que têm filhos com alergia ao leite de vaca devem esperar uma nova oportunidade para imuniza-los contra essa doença, conforme explica coordenadora do programa nacional de imunização do Ministério da Saúde, Carla Domingues.

SONORA: coordenadora do programa nacional de imunização do Ministério da Saúde – Carla Domingues

"A nossa recomendação agora é que essas crianças que tem alergia a leite de vaca, não tomem a vacina e elas serão agendadas para um momento posterior. Mas os pais podem ficar tranquilos que elas ainda estão protegidas, é uma campanha de seguimento, no sentido de garantir uma nova dose para essas crianças e num segundo momento, elas são convocadas pelo SUS para tomarem a vacina".

REPÓRTER: A Campanha de Vacinação contra pólio e sarampo segue até o dia 12 de dezembro e já está disponível em todos os postos de saúde do país. Para saber mais, acesse:www.saude.gov.br

Reportagem, Karina Chagas

Continue Lendo



Receba nossos conteúdos em primeira mão.