Produção industrial cai no Rio Grande do Sul

Na região Sul, apenas o Rio Grande do Sul teve recuo, com - 1,5%

SalvarSalvar imagem
SalvarSalvar imagem

A produção industrial brasileira cresceu na passagem de junho para julho deste ano. Dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística, o IBGE, divulgados nesta semana, mostram que houve avanço nacional na indústria de 0,8% e uma crescente também nos meses de maio e junho. Dos 14 estados pesquisados, metade registrou um salto maior do que a média nacional.

Na região Sul, apenas o Rio Grande do Sul teve recuo, com menos 1,5%. Santa Catarina registrou aumento de 0,7% e Paraná ficou acima da média, com 2,3%.

Mesmo com a queda na produção gaúcha, Darcísio Perondi, deputado federal pelo PMDB do estado, mostra otimismo. O parlamentar comentou a pesquisa e acredita que os gaúchos devem avançar nesse semestre.

“Primeiro, temos que falar do Brasil. A indústria está dando resposta, nós esperávamos que ia ser mais no fim desse segundo semestre e está acontecendo agora. No meu estado, eu não sei dizer quais são as razões. É um estado industrial, com certeza no segundo semestre nós vamos engrenar uma primeira e vamos crescer positivamente, que é uma tendência em todo o Brasil.”

Em comparação com julho do ano passado, Rio Grande do Sul avançou na produção industrial, mas ainda abaixo da média registrada neste ano, com 0,7%. Santa Catarina e Paraná ficaram bem acima da média, com 4,6% e 2,8%, respectivamente. No acumulado dos últimos doze meses, o estado gaúcho também ficou abaixo da média nacional, mas cresceu 0,6%.

Segundo a pesquisa do IBGE, o setor industrial que mais mostrou avanço em julho, pelo terceiro mês consecutivo, foi o de alimentos, com 2,2%. Os produtos derivados de petróleo e biocombustíveis, de equipamentos de informática, produtos eletrônicos e ópticos, farmacêuticos e de móveis também registraram crescimento nesse período.

Reportagem, Jalila Arabi.

Receba nossos conteúdos em primeira mão.