PRANCHITA (PR): Mosquito transmissor da Dengue Zika e Chikungunya faz vítimas no município

SalvarSalvar imagem
SalvarSalvar imagem

LOC: As dores começaram em uma sexta-feira de manhã. Por volta do meio-dia, Juliana Lima foi para casa. À tarde e à noite a febre e as dores foram piorando, mas achando que era uma simples gripe, ela tomou um remédio e dormiu. Na segunda-feira pela manhã, de novo no trabalho, começaram as coceiras e a confirmação de que Juliana estava com Dengue veio por meio do exame de sangue feito em um posto de saúde. A partir daí, ela teve que ir todos os dias, durante cinco dias, ao posto de saúde fazer o controle do vírus no corpo. A estudante de 19 anos diz que nunca teve Dengue então não tinha ideia de como é ruim.
 
SONORA: Juliana Lima, Estudante.
 
“Só quem teve sabe o que é passar por isso. Até você ter, você não dá muita bola. Você ‘ah tem um foco, mas eu não vou pegar dengue’. E quando vê pegou dengue e não tem mais saída você começa a ficar com medo de pegar dengue de novo.”
 
LOC: Segundo o Ministério da Saúde, é estimado que 50 milhões de infecções por Dengue ocorram anualmente e que aproximadamente 2,5 bilhões de pessoas morem em países onde a dengue é endêmica. O Brasil sofre com a transmissão continuada de Dengue há 30 anos. O maior surto no país ocorreu em 2013, com aproximadamente 2 milhões de casos notificados. Isso se deve a infestação rápida do mosquito. Hoje, além da Dengue, ele transmite também o Zika e a Chikungunya. E ao escutar o relato de Juliana, observamos que não é fácil. E olha que ela não teve o caso mais grave.
 
SONORA: Juliana Lima, Estudante.
 
“No meu caso, foi fraco porque não deu hemorragia. Mas podem ter casos piores. E eu aconselho a cuidar de qualquer foco. Porque você pode não ter pego ainda, mas seu vizinho pode ter pego. E muitas vezes, igual aqui em casa, a gente cuida muito. Qualquer foco, qualquer motivo para foco a gente cuida. Só que não adianta uma só pessoa cuidar e as demais não. ”
 
LOC: Juliana pegou Dengue porque alguém não cuidou dos focos do mosquito.  Elimine qualquer tipo de foco que encontrar, começando pela sua casa. Se for na rua, ligue para a Prefeitura. A participação da população é muito importante para esse combate. Saiba mais na internet, no endereço saude.gov.br/combateaedes. Ministério da Saúde, Governo Federal.

 

 

Receba nossos conteúdos em primeira mão.