PRANCHITA (PR): Lei municipal aplica multa para moradores que não eliminarem focos do mosquito

Salvar imagem

LOC: Em Pranchita existem cerca de cinco mil e seiscentos habitantes. Como a cidade é pequena, a infestação do mosquito transmissor da Dengue, Zika e Chikungunya está em todos os lugares. Para combatê-lo, a participação é fundamental. E em Pranchita, uma Lei Municipal pode morder o bolso de quem não colaborar.  A Secretária de Saúde, Marilene Manfrin explica como funciona. 

TEC/SONORA:
Secretária de Saúde, Marilene Manfrin.
 
“Primeiro tem a advertência, a notificação pra que seja feita a remoção e adequação do problema que foi encontrado no local. E não havendo essa contrapartida do cidadão, aí sim se encaminha para área de tributação e se realiza a multa e na sequência, a parte do processo administrativo.”

LOC: 
Ou seja, se o agente foi na casa da pessoa e encontrou o foco, notificouo morador e quando voltou a situação estava do mesmo jeito, a solução é multar a pessoa. E se na terceira visita do agente o foco continuar lá, a multa é em dobro. O valor da infração varia de acordo com a quantidade de focos. Não vamos deixar que um mosquito, que além de prejudicar a saúde, complique nosso orçamento. A Secretária faz um apelo à população.

TEC/SONORA: 
Secretária de saúde, Marilene Manfrin.
“Meu apelo para a população é que não seja necessário que a lei de combate a dengue, seja executada na sua totalidade. Mas que cada cidadão tenha consciência da importância do combate a dengue, da importância de manter os seus terrenos limpos, as casas, as calhas para que a doença não venha aumentar e proliferar na cidade para que a gente não venha ter casos e nem epidemia de dengue.”TEC

LOC: 
 Se você encontrar focos do mosquito, ligue para a Prefeitura e faça sua parte mantendo sua casa limpa, e fiscalizando pelo menos uma vez por semana todos os ambientes. Só depende de nós para que a população dele não cresça. Saiba mais na internet, no endereço saude.gov.br/combateaedes.
 
 
 

Continue Lendo



Receba nossos conteúdos em primeira mão.