POUSO ALEGRE (MG): Hemocentro de Pouso Alegre tem baixo estoque de tipos sanguíneos negativos

O tipo sanguíneo A negativo está três vezes abaixo do ideal.

SalvarSalvar imagem
SalvarSalvar imagem

LOC.: O Hemocentro de Pouso Alegre registrou uma queda nos estoques de bolsas de sangue, nas últimas semanas, especialmente nos grupos de tipo sanguíneo negativos. O número de bolsas A negativo, por exemplo, está três vezes abaixo do normal, com cinco bolsas, enquanto o ideal seriam 15. No entanto, a unidade do Hemominas convoca os doadores de sangue de todos os tipos sanguíneos. A coordenadora do hemocentro de Pouso Alegre, Josiane Pollini, explica que a solução para estabilizar os estoques é fazer campanhas e coletas de sangue em cidades próximas. De modo geral, a unidade realiza esse tipo de coleta uma vez por mês.

 

TEC./SONORA: Josiane Pollini, coordenadora do hemocentro de Pouso Alegre.

“Nós vamos fazer uma campanha um pouco mais direcionada para os grupos negativos, que é a programação que a gente tem aqui no nosso hemocentro. Então a gente tem o cadastro dos doadores e a gente entra em contato, faz uma parceria com a Secretaria de Saúde, que vai nos fornecer o local para a realização da campanha, e aí a equipe técnica vai até esse local e faz as coletas.”

 

LOC.: O Hemocentro de Pouso Alegre atende 64 cidades próximas, o que totaliza cerca de um milhão de habitantes. Apesar da grande demanda, a unidade tem conseguido atender às necessidades dos hospitais, de acordo com a coordenadora Josiane. Isso porque o hemocentro trabalha em conjunto com as outras 23 unidades da Fundação Hemominas, para proporcionar o melhor atendimento aos pacientes.

 

TEC./SONORA: Josiane Pollini, coordenadora do hemocentro de Pouso Alegre.

“A gente  tem conseguido abastecer bem todos os hospitais. A gente tem uma taxa de eficácia e eficiência de atendimento em torno de 98 ou 99%. Mas a Hemominas trabalha em rede, então são 23 unidades no estado e se alguma dessas unidades tiver alguma dificuldade de estoque específico, existe uma possibilidade de outro hemocentro, mesmo que esteja um pouquinho mais longe, fornecer bolsas para nós. Ou nós fornecermos para outros hemocentros da nossa rede que esteja precisando naquele momento.

 

LOC.: Para doar sangue, é preciso pesar mais de 50 quilos, ter entre 18 e 69 anos, ter boa saúde e vontade de ajudar. Para menores de idade, entre 16 e 18 anos, é necessária uma autorização dos pais ou responsáveis. O Hemocentro de Pouso Alegre fica no centro da cidade, rua Comendador José Garcia, número 846. A unidade funciona de segunda à sexta-feira, de sete da manhã às seis da tarde. Se quiser falar com o hemocentro, ligue para (35) 3449 9900. Mais uma vez: (35) 3449 9900. Doe sangue regularmente e ajude a quem precisa. Para mais informações, acesse saude.gov.br/doesangue

Receba nossos conteúdos em primeira mão.