PORTO VELHO (RO): Município oferece segunda dose da vacina contra HPV em 38 postos de saúde

Salvar imagem

REPÓRTER: Atenção meninas entre 11 e 13 anos de Porto Velho. 38 postos de vacinação em toda a capital do estado oferecem a segunda dose da vacina contra o HPV. São 21 unidades básicas de saúde na zona urbana, como o posto Pedacinho de Chão, que fica no bairro Embratel, ao lado do comando geral da Polícia Militar. Outros locais que disponibilizam a vacina contra o vírus são as unidades Agenor de Carvalho, na zona leste, e Manoel Amorim de Matos, na zona sul. Mesmo com tantos postos de vacinação, apenas 22 por cento das garotas da cidade tomaram a segunda dose. No último mês, o município registrou um aumento de 10 por cento na procura pela imunização. A enfermeira, Linete Batista, garante que as pessoas tem se informado mais sobre a vacina.
 
SONORA: Enfermeira, Linete Batista
 
“É uma prevenção em relação ao câncer do colo do útero, agente está orientando. Muitas têm consciência disso e procuram. Outras, não sei se é por falta de informação dos pais, agente tenta explicar, mas acaba às vezes aceitando, tem umas que tem resistência em relação a isso. Tem pessoas que estão tendo muita consciência disso. Então, elas procuram vacinar. Tem muitos pais que vieram tirar a dúvida e é descartada qualquer hipótese em relação à vacina pelo ministério da Saúde. ”

REPÓRTER: A vacina é a forma de prevenção mais segura e eficaz de prevenção ao papiloma vírus. A assistente social, Rosilene Miranda, já imunizou a filha e garante que a vacinação é importante

SONORA: Assistente Social, Rosilene Miranda
 
“A gente repassa para eles que não tem esses efeitos, que não é verdade. A gente conversa muito nas escolas que não doeu, que a vacina não teve nenhum efeito colateral e ela ficou calminha e tudo”.
 
REPÓRTER: Além das 21 unidades de saúde da zona urbana o município de Porto Velho oferece a vacina em 17 postos na zona rural. As salas de vacina estão localizadas em distritos, como os de Jaci Paraná, Nova Califórnia, Nova Motum Paraná e Extrema. O HPV é o principal responsável pelo câncer do colo do útero. Para ficarem imunes ao vírus, as jovens entre 11 e 13 anos precisam tomar as três doses da vacina.
 
Reportagem, Rodrigo Nunes

Continue Lendo



Receba nossos conteúdos em primeira mão.