Data de publicação: 02 de Maio de 2017, 23:50h, atualizado em 17 de Julho de 2020, 18:31h
LOC: Em 2016, a capital Porto Velho registrou mais de 530 casos de Tuberculose. Segundo dados da Secretaria Estadual de Saúde, Ariquemes, na parte leste do estado, foi a segunda cidade que mais registrou casos, com 42 notificações, menos do que um décimo registrado na capital. Além de um alto número, a situação de Porto Velho preocupa por conta do abandono do tratamento. De acordo com Nilda de Oliveira, técnica responsável pelos programas de Tuberculose estadual e municipal, 58% dos pacientes abandonaram o tratamento em 2016. Para se ter uma ideia do problema, o Ministério da Saúde recomenda que os índices de abandono do tratamento cheguem, no máximo, a 5%. Nilda detalha porque o abandono do tratamento é um problema grave.
TEC/SONORA: Nilda Oliveira, técnica responsável pelos programas de Tuberculose estadual e municipal.
“Que todos os pacientes de Tuberculose sejam corresponsáveis pelos tratamentos. É muito preocupante a questão de um paciente que vive abandonando o tratamento. Nós temos pacientes que abandonam três, quatro vezes o tratamento. Então ele mesmo não se responsabiliza pelo tratamento de uma doença tão grave, transmissível pelo ar, e que, muitas vezes, acaba transmitindo a doença para os contatos.”
LOC: A aposentada Francisca Souza Silva, 80 anos, é moradora do bairro Juscelino Kubistchek II. Ela foi diagnosticada com Tuberculose em 2012 e hoje está curada. Ela aconselha os pacientes a seguirem o mesmo caminho.
TEC/SONORA: Francisca Souza Silva, aposentada.
“A médica me passou o remédio para eu tomar por seis meses. Quando deu seis meses, eu fiquei tomando. Todo mês eu ia pegar remédio. E, com muita fé, Deus me libertou. Hoje eu estou aqui dando graças a Deus e pedindo, para aquelas pessoas que estão doentes, que não querem se tratar, para procurarem recursos e tirar esse preconceito. Não achar que chegou o fim.”
LOC: Em 2017, Porto Velho já registrou 74 casos de Tuberculose. Uma morte por conta da doença também já foi registrada. Para mais informações sobre sintomas e os cuidados necessários, acesse: saude.gov.br.
Continue Lendo
O Brasil 61 é um portal de comunicação que leva informações para todo o Brasil. Somos especialistas em produzir conteúdo particularizado para sua região. Trazemos as principais notícias do Planalto Central especialmente pra você. Todo o nosso conteúdo é gratuito e de livre reprodução.
© Brasil 61 2023 • Desenvolvido pela   Humanoide.dev