PORTO VELHO (RO): Capital confirma três casos de microcefalia

709 casos de dengue foram confirmados na cidade

SalvarSalvar imagem
SalvarSalvar imagem

REPÓRTER: As ações de combate ao Aedes aegypti continuam firmes em Porto Velho. Até porque a capital apresenta três casos confirmados de microcefalia- doença que pode ter relação com o vírus Zika, que é transmitido pelo mosquito. Ao todo, a cidade registra 6 ocorrências. Nos primeiros dois anos de vida do bebê com microcefalia, a cabeça da criança cresce cerca de 20 centímetros. Depois disso passa a crescer aproximadamente quatro centímetros. Quanto mais cedo for dado o diagnóstico da doença e realizado o tratamento, a recuperação passa a ser mais eficiente, como explica o neurocirurgião, Cid Carvalhaes.
 
SONORA: Neurocirurgião, Cid Carvalhaes.
 
“Esse primeiro período é de extrema importância. Quando ela nasce com a cabeça pequena, com microcefalia, o diagnóstico tem que ser o mais rápido possível e começar os tratamentos também o mais rápido possível, porque aumentam as chances de melhor recuperação dessa criança.”
 
REPÓRTER: O cuidado não deve partir apenas das gestantes. Toda a população de Porto Velho deve ficar atenta e evitar a proliferação do Aedes. Este ano, o município já confirmou 709 casos de dengue e dois de chikungunya. É fundamental que cada um faça sua parte, como explica o Ministro da Saúde, Marcelo Castro.
 
SONORA: Ministro da Saúde, Marcelo Castro
 
“O indispensável é a participação de vocês, é a participação da sociedade. E o que é que nos dá esperança, que nos dá confiança? É que nós já vencemos no passado. Nós temos vários exemplos que a sociedade junto com o Poder público se mobilizaram e conseguiram praticamente eliminar o mosquito.”
 
REPÓRTER: Em Porto Velho, os bairros que mais sofrem com infestação do Aedes são Marcos Freire, Cuniã e Lagoinha. Nas ruas da cidade, 400 agentes comunitários de endemias e de saúde estão combatendo o Aedes. Saiba mais sobre dengue, Zika e chikungunya no endereço, combateaedes.saude.gov.br
 
Reportagem , Marquezan Araújo
 

Receba nossos conteúdos em primeira mão.