PORTO FERREIRA (SP): Município está perto de imunizar todas as meninas entre 11 e 13 anos com segunda dose da vacina contra HPV

Meninas que ainda não tomaram a segunda dose da vacina contra HPV devem ir aos postos de saúde, de Porto Ferreira

SalvarSalvar imagem
SalvarSalvar imagem

REPÓRTER: Em Porto Ferreira, de acordo com a enfermeira Chefe da Vigilância Epidemiológica, do município, Fabíola Coiate, a segunda dose da vacinação contra o vírus HPV já atingiu a meta estabelecida pelo ministério da Saúde, em que pelo menos, 75 por cento das adolescentes do município deveriam ser vacinadas. Mas, a Vigilância Epidemiológica da cidade deseja proteger todas as meninas que têm entre 11 e 13 anos contra o vírus causador do câncer de colo do útero. A enfermeira Chefe da Vigilância Epidemiológica, de Porto Ferreira, Fabíola Coiate, convida todas que ainda não tomaram a vacina, a comparecerem a um dos postos de vacinação que funcionam das sete da manhã às cinco da tarde.
 
SONORA: enfermeira Chefe, da Vigilância Epidemiológica, Fabíola Coiate
 
“Olá meninas, eu sou a Fabíola Coiate, sou enfermeira aqui da Vigilância Epidemiológica, de Porto Ferreira, e estou chamando vocês que têm entre 11 e 13 anos, que não tomaram a vacina de HPV para comparecer em um posto de saúde mais próximo da residência. Aguardamos vocês, viu?”
 
REPÓRTER: A unidade de Atendimento da Criança, que fica no Centro, de Porto Ferreira, próxima ao pronto socorro e ao lado do centro odontológico, é referência na cidade. Quem optar por receber a vacina nessa unidade, pode procurar pelas enfermeiras Maria Célia, Luciene ou Josiane. A imunização contra o HPV é feita em três etapas e, só é eficaz para as meninas que tomarem as três doses da vacina. O secretário de Ciência, Tecnologia e Insumos Estratégicos, do ministério da Saúde, Jarbas Barbosa, explica o que é o HPV.
 
SONORA: secretário de Ciência, Tecnologia e Insumos Estratégicos, do ministério da Saúde, Jarbas Barbosa.
 
“Olha, o HPV é um vírus, o vírus do papiloma humano. Ele é um vírus muito disseminado no mundo inteiro. Se estima que pessoas adultas, de cada 100 pessoas, 95 tiveram já um contato com o HPV. O HPV é considerado no mundo inteiro como a principal causa por alguns tipos de câncer, principalmente o câncer do colo do útero.”

REPÓRTER: As vacinas contra o HPV são seguras, eficazes e oferecidas gratuitamente pelo Sistema Único de Saúde. Lembrando que, para as meninas que desejam se vacinar, não é necessária a autorização dos pais ou responsáveis para receber a segunda dose. Basta apresentar a caderneta de vacinação ou o documento de identidade em uma das unidades de saúde, de Porto Ferreira.
 
Reportagem, Lívia Bruno

Receba nossos conteúdos em primeira mão.