PORTO ALEGRE (RS): Revezamento da Tocha Olímpica acontece nesta quinta (7)

77 pessoas vão participar do percurso

SalvarSalvar imagem
SalvarSalvar imagem

REPÓRTER: Nesta quinta-feira (7) chega a vez de Porto Alegre receber o revezamento da Tocha Olímpica. Depois de passar por São Lourenço do Sul, Camaquã e Guaíba a chama dos Jogos Olímpicos deve começar a circular pelas ruas da capital a partir das três horas da tarde. A corrida com a tocha sai do Parque Moinhos de vento e percorre importantes pontos da cidade como o Parque Farroupilha, Praças das Armas e o Beira-Rio, até chegar ao Largo Glênio Peres, ponto final do percurso.  Ao todo, o revezamento em Porto Alegre vai contar com 77 condutores, como a Dona Diva Santiago Corrêa, de 78 anos. A professora aposentada começou as suas práticas esportivas ainda criança, com a natação aos nove anos de idade. Na adolescência, Diva passou a praticar vôlei. Dentro das quadras, participou de torneios pela seleção brasileira no sul americano e no mundial universitário. Depois de se aposentar, a paixão pelas quadras se manteve e a professora começou a jogar tênis pela categoria máster, e mostrou uma habilidade tão grande quanto no vôlei, garantindo o torneio mundial na categoria “masters”, em um torneio realizado em Turim, na Itália em 2013. Diva detalha sobre o que representa poder carregar a Tocha dos Jogos Olímpicos, já que nunca participou de nenhuma competição deste tipo.
 
SONORA: Diva Santiago Corrêa – tenista master
“Isso para mim é uma satisfação muito grande. É uma coisa que eu sempre gostei, mas participar de uma Olimpíada eu nunca tive oportunidade. Para mim foi uma coisa muito agradável, maravilhosa. Eu estou encantada com isso, eu não consigo fazer outra coisa agora enquanto não levar a tocha.”
 
REPÓRTER: Para fazer uma festa à altura da importância do evento, quatro pontos da cidade vão receber atrações musicais e esportivas. Praça da Alfândega, Parque Moinhos de Vento, Parque Farroupilha e no ponto final do trajeto, o Largo Glênio Peres. O ministro do esporte, Leonardo Picciani, exalta a importância do espírito olímpico e o sucesso da chama olímpica pelas cidades por onde tem passado.
 
SONORA: Leonardo Picciani, ministro do Esporte
“O espírito olímpico e a chama olímpica têm contagiado o Brasil. Tem sido um sucesso onde a tocha passa. O espírito olímpico traz ideais da humanidade, ideais que todos devemos defender.”
 
REPÓRTER: Com o intuito de impulsionar o esporte em Porto Alegre, o Ministério do Esporte patrocina 214 atletas pelo incentivo do Bolsa Atleta, que custa mais de três milhões de reais ao ano. Outros cinco atletas recebem o incentivo do Bolsa Pódio, investimento de 576 mil reais por ano, entre eles, a judoca Mayra Aguiar, que faz parte do time olímpico na categoria abaixo dos 78 quilos. Na sexta-feira (8) a Tocha Olímpica passa por Canoas, Esteio, Novo Hamburgo, Gramado, Canela, Nova Petrópolis e encerra o dia em Caxias do Sul.
 

 

Reportagem, Raphael Costa

Receba nossos conteúdos em primeira mão.