PORTO ALEGRE (RS): Região Metropolitana registra maiores incidências de Tuberculose no estado

Salvar imagem

LOC: Os casos de Tuberculose na Região Metropolitana de Porto Alegre exigem das autoridades locais atenção redobrada. Entre as dez cidades com maior incidência da Tuberculose no Rio Grande do Sul, sete fazem parte da região.

Ambientes fechados e com pouca luz do sol podem ser mais propícios para a disseminação do bacilo causador da doença. A transmissão é feita pelo ar e a bactéria pode ficar alojada no corpo humano por anos até que a Tuberculose se manifeste. A coordenadora do Programa Nacional de Controle da Tuberculose, Denise Arakaki, explica que os sintomas podem começar mesmo depois de muito tempo e de diferentes formas.

TEC/SONORA: Denise Arakaki, coordenadora do Programa Nacional de Controle da Tuberculose.

 “A Tuberculose pulmonar é a mais comum e mais fácil de ser diagnosticada, pois o sintoma é a tosse. Porém, o bacilo da Tuberculose pode ficar albergado no nosso corpo durante muitos anos e, um dia, por alguma circunstancia que o individuo está vivendo, ou desenvolvendo diabetes, ou tomando uma droga imunossupressora, aquele bacilo resolve acordar e virar uma doença. O bacilo pode acordar em qualquer lugar do corpo.”

LOC: A transmissão entre familiares é comum e, por isso, a prevenção é importante para que a doença não se desenvolva. A auxiliar de amamentação Lisiane Dorgecantos, 30 anos, passou por isso. Depois de quatro anos que a mãe fez o tratamento de Tuberculose, ela precisou também se tratar da doença. Lisiane encerrou o tratamento, de seis meses, no fim de março.

TEC/SONORA: Lisiane Dorgecantos, auxiliar de amamentação.

 “Já conhecia a tuberculose. A minha mãe teve. Foi o que o médico disse. Pode ser que eu tenha ficado com ela quatro anos encubada e, como baixou minha imunidade, ela apareceu.”

LOC: Em 2016, 4.200 pessoas tiveram Tuberculose no Rio Grande do Sul. Entre os pacientes que iniciaram tratamento, em 2015, 17% abandonaram antes do fim.  Mais informações sobre o combate à Tuberculose podem ser encontradas em saude.gov.br.

Continue Lendo



Receba nossos conteúdos em primeira mão.