PORTO ACRE (AC): Ministério da Saúde recomenda que cidade priorize ações de combate ao Aedes aegypti

SalvarSalvar imagem
SalvarSalvar imagem

REPÓRTER: Porto Acre segue na batalha contra o Aedes aegypti, mosquito transmissor da dengue, vírus Zika e chikungunya. De acordo com dados do boletim epidemiológico referente ao começo de abril, a cidade já notificou 107 casos de dengue, quatro de vírus Zika e seis de chikungunya. Para eliminar os focos do Aedes, os agentes de saúde estão nas ruas do município orientando e vistoriando os imóveis. Quase mil e 600 propriedades já foram visitadas. O objetivo é fiscalizar cerca de cinco mil, de acordo com a Secretaria de Saúde do Acre. Receber os agentes em casa é uma medida importante para combater o Aedes e se prevenir das doenças transmitidas pelo mosquito. O secretário de Saúde do Acre, Gemil Junior, reforça a importância desse trabalho.
 
 
SONORA: Gemil Júnior, secretário de Saúde do Acre
 
“É muito importante que essas pessoas tenham uma consciência, que a população atenda da melhor maneira possível, com carinho, os agentes que estão diariamente nos bairros, para levar uma oportunidade de salvar as pessoas,  alí eles vão fazer uma orientação para os moradores.”
 
 
REPÓRTER: É importante lembrar que a melhor forma de combater o Aedes aegypti é não deixar o mosquito nascer. Por isso, além de receber a visita dos profissionais, a recomendação é a de que todas as famílias escolham um dia da semana para fazer uma limpeza em casa, como lembra o ministro Marcelo Castro.
 
 
SONORA: Marcelo Castro, ministro da Saúde
 
“Não se esqueça também de fazer sua parte. Reserve 15 minutos por semana para fazer a ronda em casa e acabar com o mosquito Aedes aegypti. Envolva toda a família, amigos e vizinhos nessa luta. O mosquito não é mais forte que um país inteiro.”
 
 
REPÓRTER: Cerca de 400 agentes de saúde e de endemias visitam imóveis em todo Acre e fazem a vistoria para eliminar possíveis criadouros do mosquito. Em todo o país, são aproximadamente 266 mil agentes de saúde e quase 50 mil agentes de endemias para fazer esse trabalho preventivo. Para saber mais sobre como proteger a sua família das doenças transmitidas pelo Aedes, acesse o site: combateaedes.saude.gov.br.
 

 

Reportagem, Ana Freire

Receba nossos conteúdos em primeira mão.