PORCIÚNCULA (RJ): Município permanece no cinturão de bloqueio à febre amarela

SalvarSalvar imagem
SalvarSalvar imagem

LOC.: Com a confirmação de dois casos de febre amarela e uma morte no estado do Rio de Janeiro, o município de Porciúncula permanece no cinturão de bloqueio realizado pela Secretaria de Saúde do estado. A cidade está na divisa com Minas Gerais e distante pouco mais de 200 quilômetros de Juiz de Fora, município do leste de Minas Gerais que já registrou casos da doença. Segundo a coordenadora de imunização do município, Priscila de Souza, a cidade recebeu 15 mil doses para serem distribuídas à população. De acordo com a coordenadora, o trabalho na cidade é de conscientizar os moradores sobre os riscos da doença e de que a vacinação é a única forma de prevenção.

TEC./SONORA: Priscila de Souza, coordenadora de imunização do município

“Nós estamos orientando, porque temos um surto nas cidades de Minas, e aqui nós fazemos divisa com Minas Gerais. Então estamos falando com a população que vacinar é a prevenção, e nós temos que fazer o bloqueio, para não chegar até a gente."

LOC.: É importante ressaltar que a vacina contra a febre amarela é a única forma de se prevenir a doença. De acordo com o médico epidemiologista e professor da Universidade de Brasília, doutor Pedro Luiz Tauil, não há um tratamento para curar da febre amarela, restando combater apenas os sintomas para que a pessoa permaneça viva.

TEC./SONORA: Doutor Pedro Luiz Tauil, médico epidemiologista e professor da Universidade de Brasília

“Apenas há o tratamento de suporte, que é para manter a pessoa viva. A gente combate os sintomas que a pessoa apresenta. Os sintomas e sinais. Então se houver a necessidade de fazer transfusões sanguíneas, necessidade de fazer a hemodiálise, necessidade de dar analgésicos… Porque não existem drogas antivirais eficazes para o tratamento da febre amarela.”

LOC.: A febre amarela é uma doença que pode causar febre alta, calafrios, cansaço, dor de cabeça, dor muscular, náuseas e vômitos por cerca de três dias. Na sua forma mais grave, os infectados podem sentir insuficiências hepática e renal, icterícia (olhos e pele amarelados), manifestações hemorrágicas e cansaço intenso.Em Porciúncula, todos os Postos de Saúde da Família estão aptos para realizar a vacinação. Verifique o seu cartão de vacina e, caso ainda não tenha tomado a segunda dose, proteja-se e evite que o vírus entre na cidade. Para mais informações, acesse www.saude.gov.br. 

Receba nossos conteúdos em primeira mão.