POR DENTRO DAS REFORMAS: Saiba mais sobre a proposta de reforma da Previdência

SalvarSalvar imagem

VINHETA DE ABERTURA

LOC: A discussão sobre a reforma da Previdência está chegando à casa de todos brasileiros, que precisam conhecer em detalhes o que está sendo proposto pelo Governo Federal e por organizações da sociedade. Uma das novas regras propostas pelo Executivo Federal é a exigência de idade mínima de 65 anos, tanto para homem quanto para mulheres. Quem fala sobre proposta de mudança é o deputado federal pelo PMDB do Rio Grande do Sul, Darcísio Perondi, membro da Comissão Especial da Reforma da Previdência no Congresso Nacional:

TEC/SONORA: Darcísio Perondi, Deputado Federal (PMDB-RS).

“Porque a maioria dos brasileiros que ganha um salário mínimo, que não conseguem preencher 15 anos de contribuição já se aposentam com 65 anos. As pessoas que ganham um salário mínino não têm carteira de trabalho cheia, ficam bastante tempo desempregados. Então eles não se aposentam por tempo de contribuição, eles se aposentam por idade. É outra razão que gira em torno de 62 ou 63 anos. Eu disse antes que 65% de todos os aposentados ganham um salário mínimo e não se aposentam por tempo de contribuição. Quem se aposenta mais precoce hoje são os funcionário públicos e quem está perto do teto da Previdência. Inclusive a mulher. A mulher vive sete anos a mais que o homem. E a mulher hoje já ocupa mais da metade do mercado de trabalho. Ela entra nessa reforma porque ela está vivendo muito mais que os homens. E mais, os homens também precisam ajudar em casa.”

LOC.: Então fica a dica: Informe-se. Procure saber o que vai ou não mudar e quais as repercussões dessas mudanças na sua vida e de sua família, hoje e no futuro.
 

Receba nossos conteúdos em primeira mão.