POR DENTRO DAS REFORMAS - PREVIDÊNCIA 3

Salvar imagem

VINHETA DE ABERTURA

LOC: Entre os desafios que o Brasil enfrenta para alcançar o equilíbrio nas contas públicas está a reforma da Previdência - um sistema que preocupa populações no mundo inteiro, por representar a garantia mínima de qualidade de vida na velhice. A discussão deste tema está chegando à casa de todos brasileiros, que precisam conhecer em detalhes o que está sendo proposto pelo Governo Federal e por organizações da sociedade. Por que é necessário, então, fazer uma reforma no sistema previdenciário? Quem responde é o deputado federal pelo PMDB do Rio Grande do Sul, Darcísio Perondi, membro da Comissão Especial da Reforma da Previdência no Congresso Nacional:

TEC/SONORA: Darcísio Perondi, Deputado Federal (PMDB-RS).

“A causa principal é a seguinte. O nosso sistema de aposentadoria é de repartição, é de solidariedade. Hoje, o trabalhador, o comerciário, o bancário, a empregada doméstica que estão na ativa, contribuem para pagar os aposentados de hoje. Amanhã, depois de amanhã os futuros trabalhadores pagarão para os futuros aposentados. Mas o que isso tem a ver? Hoje, as famílias estão fazendo 1.7 filhos. O que vai acontecer? No futuro haverá menos jovens para participar desse bolo solidário da Previdência para pagar os aposentados da época. E como daqui a 20 anos nós teremos 40 milhões de aposentados, daqui a cinco ou seis anos, nós passaremos a ter mais velhos do que jovens. Vai faltar dinheiro porque funciona em um sistema de repartição. Se não houver reforma, daqui a oito ou dez anos todo o dinheiro que o Governo arrecada vai ser para pagar os aposentados que se aposentaram nessas leis. Justo, não discuto. E há 20 ou 30 anos ainda tinham mais jovens para trabalhar, agora tem cada vez menos. Então o aposentado não tem culpa disso. Mas daqui a oito ou dez anos, todo o dinheiro que a Previdência arrecada, na pública e na privada, vai ser para pagar essas aposentadorias e pagar folha de pagamento. E vai faltar dinheiro para tudo mais como, Saúde e Educação, por exemplo.”

LOC.: Então fica a dica: Informe-se. Procure saber o que vai ou não mudar e quais as repercussões dessas mudanças na sua vida e de sua família, hoje e no futuro.
 

Continue Lendo



Receba nossos conteúdos em primeira mão.