POLÍTICA: Sérgio Cabral, ex-governador do Rio de Janeiro, é preso em operação por desvios de recursos federais

SalvarSalvar imagem
SalvarSalvar imagem

REPÓRTER: O ex-governador do Rio de Janeiro, Sérgio Cabral, do PMDB, foi preso na manhã desta quinta-feira (17) pela Polícia Federal. A suspeita é que ele tenha recebido milhões de reais em propina para fechar contratos públicos. O prejuízo pode ter chegado a mais de 220 milhões de reais.

A operação deflagrada nesta quinta, batizada de Calicute, é resultado da ação conjunta entre as forças-tarefas da Lava Jato do Rio de Janeiro e do Paraná. Sérgio Cabral e outros alvos da operação são suspeitos de terem recebido propina em troca da concessão de obras, como o PAC Favelas, a construção do Arco Metropolitano e até a reforma do Maracanã para a Copa de 2014.

De acordo com a Polícia Federal, a investigação identificou fortes indícios de cartelização de grandes obras executadas com recursos federais mediante o pagamento de propinas a agentes estatais, incluindo o ex-governador do Rio de Janeiro. São investigados os crimes de pertencimento à organização criminosa, corrupção passiva, corrupção ativa e lavagem de dinheiro.

Reportagem, Bruna Goularte
 

Receba nossos conteúdos em primeira mão.