POLÍTICA: Presidente Temer encontra presidente da argentina para aproximar países

SalvarSalvar imagem
SalvarSalvar imagem

REPÓRTER: Para discutir o comércio e aproximar as relações entre Brasil e Argentina, o presidente Michel Temer, recebeu nesta terça-feira (7), no Palácio do Planalto, o presidente argentino, Maurício Macri.
 
De acordo com Macri, os países precisam trabalhar em conjunto para resolver problemas em comum, como a crise financeira e o desemprego. Durante o encontro, o presidente da República, Michel Temer, disse que é preciso aproveitar o momento de convergência entre os países para que seja elaborada uma união a favor dos dois povos.
 
SONORA: Michel Temer, presidente da República
“Nós temos desafios semelhantes: a urgência do crescimento econômico e da geração de empregos. Temos também modos semelhantes de enfrentar esses desafios: reformas ambiciosas e fortalecimento da competitividade. Eu tenho dito que este é o governo das reformas. Temos sido ousados para fazer as reformas necessárias para o Brasil, como tenho acompanhado a mesma coragem cívica com que vossa excelência tem promovido reformas na Argentina. Temos que aproveitar a convergência entre nossos países em favor de brasileiros e argentinos”.

REPÓRTER: 
Entre os acordos assinados no encontro estão à cooperação para a prestação de serviços como, por exemplo, o auxílio de ambulâncias e bombeiros nas regiões de fronteiras e uma cooperação diplomática com o objetivo de elaborar uma agência bilateral para diminuir barreiras sanitárias e fitossanitárias. 

O presidente brasileiro garantiu que a relação Brasil e Argentina é para buscar alternativas em conjunto.

SONORA: 
Michel Temer, presidente da República
“Ficou claríssimo que não há tabus nas relações entre Brasil e Argentina, não há questões que por mais complexas que sejam não possam ser tratados, encaminhados e solucionados. Neste encontro buscamos resultados concretos”.

REPÓRTER: 
O presidente argentino, Maurício Macri defendeu ainda uma aproximação comercial do Mercosul com o México e outro países da Aliança do Pacífico, como Chile, Peru e Colômbia.

A Argentina é o principal parceiro comercial do Brasil na América Latina. O país investiu cerca de 12 bilhões de dólares no Brasil em 2016 e quase 94 por cento da produção de industrializados no Brasil é exportada para a Argentina.

Reportagem, Juliana Gonçalves 

Receba nossos conteúdos em primeira mão.