POLÍTICA: Gastos de Dilma Rousseff com alimentação seriam de 62 mil reais mensais, segundo jornal

SalvarSalvar imagem
SalvarSalvar imagem

REPÓRTER: A presidente afastada Dilma Rousseff teria gasto 280 mil reais de janeiro a maio em seu Cartão de Suprimento para despesas em alimentação. Isso significa uma média de 62 mil reais por mês. Nos primeiros 18 dias de seu afastamento da presidência da República, o gasto chegou a 54 mil. As informações são da jornalista Natuza Nery, que assina a coluna Painel do Jornal Folha de S. Paulo. A Agência do Rádio foi às ruas de Brasília e escutou a opinião da população sobre o assunto.
 
Leudo Soares foi um dos entrevistados. Ele tem 28 anos, é vendedor e acredita que o valor gasto por Dilma, com alimentação, é absurdo.  
 
SONORA: Leudo Soares, vendedor
 
“Eu acho que nem 15 famílias conseguiriam gastar isso nesse período de tempo, esse dinheiro todo. Então eu acho isso um absurdo. Eu acho que isso é uma manobra para fazer mais desvios do que os valores que já foram feitos.
 
REPÓRTERJá o professor de ciências Adelmo Meneses acredita que as notícias precisam ser revistas com cuidado, para que Dilma possa explicar os gastos.
 
SONORAAdelmo Meneses, professor de ciências
 
“A publicação que a gente está vendo é uma publicação que a gente está acompanhando, mas não tem os valores estipulados de onde foi gasto, não tem descriminando. É uma matéria que não saiu só hoje, a gente tem acompanhado. A gente, que eu digo, da nossa área de educação, que é uma área que a gente precisa. Mas é necessário que isso seja apurado, até para que ela possa se defender”.
 
REPÓRTER: Antônio Carlos é proprietário de um comércio, na Capital Federal. Ele acredita que o valor gasto por Dilma com alimentação é irresponsável e conta que gasta bem menos com sua família, por mês.
 
SONORA: Antônio Carlos, empresário
 
“Irresponsabilidade do governo. Por mês, cinco mil reais eu acho que é muito. Eu devo gastar o quê? E eu estou falando de alimentação na minha residência, de modo geral. Eu devo gastar de quatro a cinco mil reais. A irresponsabilidade do governo que saiu e que não tem responsabilidade com o país, faz isso aí”.
 
REPÓRTER: Na semana passada, o Palácio do Planalto cortou o chamado Cartão de Suprimento, o que teria deixado Dilma e seus auxiliares bastante contrariados. De acordo com informações publicadas na imprensa, o ex-presidente Lula teria reprovado o corte no cartão. Em discurso realizado no Rio de Janeiro, Lula brincou dizendo que, “amanhã, estariam comendo marmitex”.  De acordo com o Planalto, o corte foi provisório até que o governo recebesse o parecer jurídico sobre os direitos de Dilma. No último dia 3, o cartão já estava liberado para compras.
 

 Reportagem, Bruna Goularte

Receba nossos conteúdos em primeira mão.