POLÍTICA: Fachin nega pedido da defesa de Temer para suspender depoimento à Polícia Federal

O presidente responderá por escrito as perguntas da PF

 

SalvarSalvar imagem
SalvarSalvar imagem

LOC.: Nesta quarta-feira, o ministro do Supremo Tribunal Federal, Edson Fachin, negou o novo pedido da defesa de Michel Temer para que suspendesse o depoimento dele até que a perícia da gravação fosse finalizada. Além disso, o presidente poderá deixar de responder as perguntas que forem feitas pelo Polícia Federal sobre as citações em que seu nome foi citado nas delações da JBS. O que foi acordado é que Temer responderá por escrito as perguntas da Polícia Federal, afinal, para o ministro, o presidente tem o direito constitucional de não produzir provas contra si. É o que explica o analista político, Marcelo Moraes.

TEC./SONORA: Marcelo Moraes, analista político.

"O presidente vai ter que fazer estas respostas. Provavelmente ele fará estas respostas por escrito, como aconteceu também no caso da presidente Dilma. Ela teve também um episódio similar e respondeu também perguntas feitas em inquérito sobre uma situação semelhante, também por escrito. E agora temos que aguardar o prazo para que o presidente possa fazer estas respostas aos questionamentos que forem feitos à ele pela polícia Federal."

LOC.: Mas, de acordo com o analista político, Marcelo Moraes, esta é uma situação complicada para Temer, que independente de ser presidente, é um cidadão comum e também tem que se submeter as normas constitucionais e vigentes.

TEC./SONORA: Marcelo Moraes, analista político.

"Emblemático neste caso é realmente um presidente da República estar tendo que se submeter a um episódio desta natureza, de receber perguntas feitas pela polícia federal, em um inquérito que o coloca em uma posição de xeque dentro do cenário político brasileiro. Então é uma situação complicada, uma situação, que até certo ponto, é constrangedora, vamos dizer assim, mas absolutamente dentro das regras do processo legal, dentro das regras da Constituição. O presidente, apesar de ser presidente da República, ele é um cidadão como qualquer outro, e tem que submeter as normas constitucionais e as regras em vigor no país."

LOC.: Michel Temer terá 24 horas para responder aos questionamentos dos delegados após receber as perguntas sobre as citações nos depoimentos de delação da JBS.

Reportagem, Cintia Moreira

Receba nossos conteúdos em primeira mão.