POLÍTICA: Executivo da Odebrecht afirma que empresa reservou R$ 200 milhões para doações, em 2014

SalvarSalvar imagem
SalvarSalvar imagem

REPÓRTER: Em depoimento, nesta quinta-feira (2), ao Tribunal Superior Eleitoral, o ex-diretor de Infraestrutura da Odebrecht, Benedicto Barbosa disse que a empreiteira reservou 200 milhões de reais para doações eleitorais, nas eleições de 2014. Os valores acumulam repasses legais, registrados no nome da empresa e, também via terceiros e por meio de caixa 2.

No depoimento ao ministro do TSE Herman Benjamin, o ex-diretor da Odebrecht afirmou que os 200 milhões de reais foram, de fato, gastos nas campanhas. De acordo com Benedicto Barbosa cerca de 120 milhões foram pagos por meio de doações legais registradas em nome da empreiteira.

Segundo Barbosa, a Odebretch fez uso da cervejaria Itaipava para repassar 40 milhões de reais às campanhas. Os outros 40 milhões restantes foram pagos através de caixa dois, sem registro oficial.
 
Barbosa disse também que o então candidato à Presidência pelo PSDB, Aécio Neves, pediu doações em 2014 e que a Odebretch pagou ao partido R$ 9 milhões por meio de caixa dois.

Na quarta-feira, também em depoimento à justiça Eleitoral, o empresário Marcelo Odebrecht disse que quatro quintos dos recursos destinados pela empreiteira para a campanha de Dilma Rousseff, em 2014, foram pagos com dinheiro de caixa 2. No depoimento, o empreiteiro disse ainda que a ex-presidente Dilma Rousseff sabia dos pagamentos feitos ao então marqueteiro do PT, João Santana.

 

Reportagem, João Paulo Machado

Receba nossos conteúdos em primeira mão.