POLÍTICA: Destaques da reforma da Previdência vão ser votados nesta terça-feira (9)

SalvarSalvar imagem
SalvarSalvar imagem

LOC.: Após a aprovação do texto-base da reforma da Previdência na última semana, a comissão especial que discute o tema deve voltar a analisar e votar os destaques da matéria já nesta terça-feira (9).
 
O líder do governo na Câmara, deputado Federal Aguinaldo Ribeiro (PP-PB), afirma que agora a idéia da base aliada é intensificar a conversa com os parlamentares. O objetivo é conseguir os votos necessários para a aprovação da reforma no plenário da Casa. 
 
TEC./SONORA: Aguinaldo Ribeiro, líder do governo na Câmara dos Deputados
 
“A partir de agora nós vamos avançar para aprovarmos a reforma da Previdência. Fortalecendo a discussão com a base para que a base possa saber exatamente o que está no texto. Comunicar melhor esse texto para a sociedade e, a partir daí, nós aprovarmos a matéria, porque é importante para o país.”
 
LOC.: Entre outras coisas, o texto aprovado pela comissão apresenta mudanças nas regras da idade mínima para aposentadoria. Os homens se aposentariam com 65 anos. Já as mulheres, com 62. Além disso, o tempo de contribuição também vai ser elevado gradativamente de 15 para 25 anos. Na avaliação do deputado Aguinaldo Ribeiro, aprovar a reforma da previdência é uma questão de responsabilidade com a população.
 
TEC./SONORA: Aguinaldo Ribeiro, líder do governo na Câmara dos Deputados
"É necessário fazer a reforma da Previdência para que não aconteça o que nós estamos vendo, por exemplo, em alguns estados brasileiros. Que são funcionários aposentados pedindo esmola em sinal de trânsito, porque não estão recebendo sua aposentadoria. É isso que a gente não quer para o nosso país. Por isso que a gente tem que ter a responsabilidade de aprovar [a reforma]."
 
LOC.: Além de garantir a aposentadoria dos brasileiros, a aprovação da reforma da previdência vai contribuir em outros setores da economia. Para o secretário de Acompanhamento Econômico do Ministério da Fazenda, Mansueto Almeida, essas mudanças são fundamentais para garantir investimentos também em outras áreas.
 
TEC./SONORA: Mansueto Almeida, secretário de Acompanhamento Econômico do Ministério da Fazenda.
 
“A reforma da Previdência é essencial porque senão, todo o orçamento público vai ser absorvido pela Previdência. A gente já gasta com Previdência mais do que o dobro do que se gasta com saúde, mais do que o dobro do que se gasta em educação e muito, mas muito mais segurança pública. Por que o que se gasta com segurança publica do orçamento Federal é um valor muito pequeno.” 
 
LOC.: Para que a proposta da reforma da Previdência siga para análise do Senado Federal, o texto precisa ser votado em dois turnos no plenário da Câmara e ter o apoio de pelo menos 308 deputados.  
 
Reportagem, Marquezan Araújo

Receba nossos conteúdos em primeira mão.