POLÍTICA: Congresso Nacional aprova Orçamento Geral da União para 2015 com aumentos de recursos para partidos políticos

 Uma das principais modificações à proposta original aumenta os recursos para o Fundo Partidário, que financia os partidos políticos. Pela medida, vão ser destinados mais de 867 milhões de reais ao fundo

SalvarSalvar imagem
SalvarSalvar imagem

REPÓRTER: Com meses de atraso, o Congresso Nacional aprovou, na noite desta terça-feira, o Orçamento Geral da União para este ano. A votação da proposta orçamentária foi adiada várias vezes por impasses entre deputados e senadores. Uma das principais modificações à proposta original aumenta os recursos para o Fundo Partidário, que financia os partidos políticos. Pela medida, vão ser destinados mais de 867 milhões de reais ao fundo – o quase o triplo dos mais de 289 milhões previstos pela proposta inicial. Segundo o relator da proposta, senador Romero Jucá, do PMDB de Roraima, o aumento foi uma demanda dos próprios partidos e favorece o financiamento público. A proposta orçamentária aprovada pelo Congresso ainda destina 12,7 bilhões de reais para emendas parlamentares individuais. Esses recursos vão ser destinados para serviços e obras nas bases eleitorais dos deputados e senadores e inclui os novos 268 parlamentares que estrearam no Congresso neste ano.

Além desses aumentos, a proposta prevê acréscimos para o programa habitacional Minha Casa, Minha Vida, para o estímulo às exportações e para assegurar reajustes salariais do funcionalismo público e repasses federais para estados e municípios. Ao todo, o orçamento vai à sanção presidencial com acréscimo de 13 bilhões de reais.

Reportagem, Alexandre Souza

Receba nossos conteúdos em primeira mão.