POLÍTICA: Condenação de Lula pode dar sobrevida a Michel Temer, avalia cientista político

SalvarSalvar imagem
SalvarSalvar imagem

LOC.: A condenação do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva pelo juiz Sergio Moro pode ajudar o presidente Michel Temer a permanecer no poder. A avaliação é do cientista político Leonardo Barreto.

TEC./SONORA:
Leonardo Barreto, cientista político.

“Lula deixa de ser um pólo de atração tendo em vista as eleições de 2018. Ele se fosse candidato poderia atrair muitos descontentes com o governo porque teria ali uma alternativa de concreta de poder para o ano que vem. Na medida em que ele fica fora do jogo, ele deixa de ter essa condição e aí você não tem mais tantos estímulos para a saída da base do governo, como você tinha com o Lula como um potencial candidato.”

LOC.:
A Lei da Ficha Limpa ainda não impede uma possível candidatura de Lula, em 2018. A norma veta a candidatura de condenados por uma decisão colegiada, ou seja, por mais de um julgador. Lula foi condenado apenas por um magistrado, o juiz Sergio Moro. No entanto, a condenação de hoje, dá início ao processo de desgaste da imagem de Lula, afirma Barreto.

O ex-presidente condenado a nove anos e seis meses no processo que envolve a compra e a reforma de um apartamento triplex na cidade de Guarujá, no litoral de São Paulo.  De acordo com a denúncia do Ministério Público Federal (MPF) o ex-presidente teria recebido R$ 3,7 milhões em propina da OAS por meio do triplex.

Esta é a primeira vez, desde a Constituição de 1988, que um ex-presidente é condenado criminalmente. A decisão de Moro, no entanto, permitiu que Lula recorresse em liberdade.

Reportagem, João Paulo Machado
 

Receba nossos conteúdos em primeira mão.