POLÍCIA FEDERAL: Proposta da ADPF, criação de delegacias de Combate à Corrupção vai intensificar operações como a Lava Jato

SalvarSalvar imagem
SalvarSalvar imagem

 

REPÓRTER: Uma das principais frentes de atuação da Polícia Federal no Brasil é o combate à corrupção. Para que isso aconteça de forma ainda mais eficaz, a Associação Nacional dos Delegados de Polícia Federal, ADPF, defende a criação de Delegacias de Combate à Corrupção em todas as Superintendências Regionais do país.

 

A criação das delegacias é apenas uma das muitas medidas que foram apresentadas à sociedade pela associação. O objetivo das propostas é tornar a instituição mais autônoma, com melhores mecanismos para reduzir a impunidade e sem que a PF sofra qualquer tipo de ingerência políticas.

 

O presidente da ADPF, Carlos Eduardo Sobral, acredita que a criação das delegacias vai intensificar operações como a Lava Jato.

 

SONORA: Carlos Eduardo Sobral, presidente da Associação Nacional dos Delegados de Polícia Federal

 

“Quando nós criarmos as Delegacias de Combate à Corrupção e estruturarmos essa delegacia com a quantidade de delegados suficientes, para dar andamento a todos os casos de surgem, com certeza, o número de operações que nós teremos na Polícia Federal será muito maior. Então, uma forma efetiva de combater a corrupção é estruturar as delegacias de combate a corrupção, alocar nessas delegacias os delegados com suas equipes. E aí nós teremos não uma Lava Jato, não uma Zelotes, mas muito mais.”

 

REPÓRTER: Outra proposta de combate à impunidade no Brasil é a da autonomia da Polícia Federal. Para conseguir que o combate à corrupção seja livre de interferência política e, com isso, mais eficaz, a PF batalha, no Congresso Nacional, pela aprovação da Proposta de Emenda à Constituição (PEC) número 412. A PEC pede pela autonomia administrativa e orçamentária da instituição em relação ao Ministério da Justiça, o que dará mais liberdade às investigações.

 

Para saber mais sobre as propostas de combate à corrupção no Brasil e sobre como você pode colaborar para a autonomia da Polícia Federal, acesse: adpf.org.br

 

Com a colaboração de Bruna Goularte, reportagem, Alexandre Souza

Receba nossos conteúdos em primeira mão.