POLÍCIA FEDERAL: Processo para autonomia é longo, mas necessário, diz presidente de associação

SalvarSalvar imagem
SalvarSalvar imagem

REPÓRTER: A Polícia Federal (PF) espera conseguir autonomia administrativa e funcional por meio da Proposta de Emenda à Constituição Número (PEC) 412. A medida está tramitando na Câmara dos Deputados e deve passar por duas comissões até ir à votação no plenário da Casa. Se for aprovada pelos deputados, seguirá para o Senado Federal. O presidente da Associação Nacional dos Delegados de Polícia Federal, Carlos Eduardo Sobral, explica que, depois de aprovada no Senado, uma lei complementar será criada para organizar a entidade.
 
SONORA: Carlos Eduardo Sobral, presidente da Associação Nacional dos Delegados de Polícia Federal
“Uma lei complementar vai organizar a Polícia Federal e, ao organizar a Polícia Federal, vai garantir a sua autonomia funcional, administrativa e a possibilidade nós apresentarmos a nossa proposta de orçamento anual. Esse debate vai ser feito no Congresso Nacional após a aprovação da PEC 412. É um processo longo, mas é um processo que é necessário”.
 
REPÓRTER: Com autonomia, a Polícia Federal vai poder atuar ainda mais no combate à corrupção no Brasil, já que vai ser livre para escolher onde aplicar os recursos e quem vão ser os dirigentes da instituição. Para que isso aconteça, o primeiro passo é que a PEC 412 seja aprovada na Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania da Câmara dos Deputados. Você pode entrar em contato com os deputados federais e cobrar que votem a PEC que garante a autonomia da Polícia Federal. Saiba mais empecdapf.adpf.org.br
 
Reportagem, Bruna Goularte

 

 

Receba nossos conteúdos em primeira mão.