POLÍCIA FEDERAL: Autonomia significa PF a serviço do Estado e não de governo, diz presidente de sindicato de São Paulo

SalvarSalvar imagem
SalvarSalvar imagem

REPÓRTER: Os parlamentares que integram a Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania da Câmara dos Deputados estão analisando a Proposta de Emenda à Constituição (PEC) número 412, que pede pela autonomia administrativa e orçamentária da Polícia Federal (PF).
 
A medida já tem o apoio de diversas instituições brasileiras e, cada vez mais, ganha forças junto à população. Isso porque uma das principais frentes de atuação da PF no Brasil é o combate à corrupção. Com autonomia, os policiais federais vão poder conduzir investigações sem estarem sujeitos a interferências políticas. É o que explica o presidente do Sindicato dos Delegados de Polícia do Estado de São Paulo, George Melão.
 
SONORA: George Melão, presidente do Sindicato dos Delegados de Polícia do Estado de São Paulo,
 “A importância de se ter uma Polícia Federal autônoma é que ela não ficará vinculada ao governo. Nós teremos uma polícia de Estado e não de governo. Não importa quem seja o governante e nem o seu partido. O que importa é que a polícia estará a serviço da sociedade através do Estado”.
 
REPÓRTER: Para que a Polícia Federal conquiste autonomia e consiga tornar o combate à corrupção ainda mais eficaz, o primeiro passo é que a PEC 412 seja aprovada na Comissão de Constituição Justiça e Cidadania da Câmara dos Deputados. Você pode entrar em contato com os deputados federais e cobrar que votem a PEC que garante a autonomia da Polícia Federal. Saiba mais em: pecdapf.adpf.org.br

Reportagem, Bruna Goularte

Receba nossos conteúdos em primeira mão.