POLÍCIA FEDERAL: Autonomia não dará poderes ilimitados à instituição

SalvarSalvar imagem
SalvarSalvar imagem

REPÓRTER: Para garantir que o combate à corrupção seja mais eficaz no Brasil, tramita da Câmara dos Deputados a Proposta de Emenda à Constituição (PEC) número 412, que pede pela autonomia funcional e administrativa da Polícia Federal, hoje vinculada ao Ministério da Justiça. O presidente da Associação Nacional dos Delegados de Polícia Federal, Carlos Eduardo Sobral, explica que a autonomia não significa dar poderes ilimitados à instituição.
 
SONORA: Carlos Eduardo Sobral, presidente da Associação Nacional dos Delegados de Polícia Federal
“A autonomia protege contra a interferência política e não elimina, não afeta, não diminui qualquer tipo de controle hoje já existente. Na verdade, ela fortalece a instituição sem gerar esse poder absoluto, esse excesso de poder”.
 
REPÓRTER: Com autonomia, a Polícia Federal vai poder escolher onde aplicar o orçamento e quais serão os dirigentes da instituição. Para que isso aconteça, o primeiro passo é que a PEC 412 seja aprovada na Comissão de Constituição Justiça e Cidadania da Câmara dos Deputados.
 
Você pode entrar em contato com os deputados federais e cobrar que votem a PEC que garante a autonomia da Polícia Federal. Saiba mais em pecdapf.adpf.org.br
 
Reportagem, Bruna Goularte

Receba nossos conteúdos em primeira mão.