POLÍCIA FEDERAL: Autonomia é fundamental para combate à corrupção, diz associação de delegados de Goiás

SalvarSalvar imagem
SalvarSalvar imagem

REPÓRTER: O combate à corrupção é uma das principais frentes de trabalho da Polícia Federal (PF) no Brasil. Como a PF não é um órgão autônomo, está vinculada ao Ministério da Justiça, as investigações podem sofrer intervenção política, prejudicando o trabalho em andamento. Para coibir esse tipo de prática, a Polícia Federal busca por autonomia funcional e administrativa do Ministério da Justiça.
 
A medida é tratada na Proposta de Emenda à Constituição (PEC) número 412, que tramita na Câmara dos Deputados. A PEC tem o apoio de diversas instituições, como a Associação dos Delegados de Polícia do Estado de Goiás (ADPE-GO). O presidente da entidade, Waldson Ribeiro, defende tanto a autonomia da Polícia Civil quanto a da Polícia Federal. Segundo ele, isso é fundamental para que as investigações não sejam direcionadas por interesses políticos.  
 
SONORA: Waldson Ribeiro, presidente da ADPE-GO
“Tendo a Polícia Federal autônoma, autossuficiente, ela não vai depender do Ministério da Justiça, que tenta direcionar. Nós acreditamos muito na direção da Polícia Federal através dos nossos colegas delegados de polícia".
 
REPÓRTER: Para que a PF seja autônoma, o primeiro passo é que a PEC 412 seja aprovada na Comissão de Constituição Justiça e Cidadania da Câmara dos Deputados. Você pode entrar em contato com os deputados federais e cobrar que votem a PEC que garante a autonomia da Polícia Federal. Saiba mais em: pecdapf.adpf.org.br
 
Reportagem, Bruna Goularte

Receba nossos conteúdos em primeira mão.