POLÍCIA FEDERAL: Autonomia da instituição fortalece atuação em fronteiras

SalvarSalvar imagem
SalvarSalvar imagem

REPÓRTER: Além do combate à corrupção, uma das funções da Polícia Federal no Brasil é atuar como polícia marítima, aeroportuária e de fronteiras. Para que essas frentes possam ser fortalecidas, tramita na Câmara dos Deputados a Proposta de Emenda à Constituição (PEC) número 412, que pede pela autonomia funcional e administrativa da Polícia Federal. O presidente da Associação dos Delegados de Polícia Federal, Carlos Eduardo Sobral, explica como a autonomia vai fortalecer a instituição.
 
SONORA: Carlos Eduardo Sobral, presidente da Associação Nacional dos Delegados de Polícia Federal
“Quando você combate a corrupção, de uma forma indireta, você melhora a fiscalização, você melhora o policiamento, você melhora o controle. Você passa a ter mais informação do funcionamento do crime organizado. Então você acaba tendo uma atuação mais inteligente, mais efetiva, mais eficaz, nas regiões de fronteira, inclusive”.
 
REPÓRTER: Com autonomia, a Polícia Federal também vai ser livre para escolher os dirigentes e o orçamento. Para que isso aconteça, o primeiro passo é que a PEC 412 seja aprovada na Comissão de Constituição Justiça e Cidadania da Câmara dos Deputados. Saiba mais em: pecdapf.adpf.org.br
 
Reportagem, Bruna Goularte

Receba nossos conteúdos em primeira mão.