POLÍCIA FEDERAL: Autonomia acabará com indicações de dirigentes por interesses políticos, diz delegado

SalvarSalvar imagem
SalvarSalvar imagem

 REPÓRTER: O presidente da Associação Nacional dos Delegados de Polícia Federal, Carlos Eduardo Sobral, explica que a autonomia funcional e administrativa da instituição é fundamental para que não exista nenhum tipo de interesse político nas indicações dos dirigentes. Hoje, quem indica os dirigentes da PF é a Casa Civil ou o Ministério da Justiça.
 
SONORA: Carlos Eduardo Sobral, presidente da Associação Nacional dos Delegados de Polícia Federal
“Evidentemente que há um filtro político nas nomeações dos dirigentes, dos delegados que dirigem a instituição Polícia Federal. Quando nós tivermos autonomia funcional e administrativa, essa nomeação será feita pela instituição Polícia Federal através de critérios exclusivamente técnicos.”
 
REPÓRTER: A autonomia da PF é tema da Proposta de Emenda à Constituição (PEC) número 412, que tramita na Câmara dos Deputados. Se for aprovada no Congresso Nacional, além de escolher os dirigentes, a Polícia Federal também vai poder decidir onde aplicar o orçamento da instituição. Para que isso aconteça, o primeiro passo é que os deputados federais aprovem a PEC 412.
 Você pode entrar em contato com os parlamentares e cobrar que votem a PEC que garante a autonomia da Polícia Federal. Saiba mais em pecdapf.adpf.org.br
 

 

Reportagem, Bruna Goularte

Receba nossos conteúdos em primeira mão.