PITANGUI (MG): Agente de saúde dá dicas de como evitar criadouros em casa

Salvar imagem

LOC: Quarenta e dois agentes de saúde percorrem as casas e outros imóveis de Pitangui. Segundo a Secretaria Municipal de Saúde a cidade teve, este ano, trinta e quatro casos de Dengue. Eles vão de casa em casa dando dicas aos moradores sobre como evitar focos do mosquito que também transmite Chikungunya e Zika. Apesar deste esforço e de tudo que é informado sobre a transmissão, o agente de saúde, Fabrício Fernandes, diz que as pessoas ainda duvidam que podem ser infectadas pelo mosquito.

TEC/SONORA: Fabrício Fernandes, agente de saúde de Pitangui

“Na minha opinião, 95% das casas não acredita que existe Dengue. Muita casa suja, muito copinho, muita caixa d’água aberta, e isso, quando a gente conversa com o morador, ele fala que não existe, que isso não vai pegar com ele, que ele não pensa nos outros, pensa nele mesmo. Ele não cuida da casa, mas os outros vizinhos cuidam.”

 LOC: Para se apresentar à população, o agente de saúde de Pitangui precisa estar devidamente identificado. Fernandes descreve o uniforme, para que as pessoas saibam por qual motivo o agente está batendo à porta e para que não tenham medo de deixarem ele entrar na casa.

TEC/SONORA: Fabrício Fernandes, agente de saúde de Pitangui

Os uniformes da prefeitura, que tem a credencial, o crachá, a roupa toda. Usando esses itens certinho, a gente consegue entrar nas casas direitinho.”

LOC: Com tanto tempo na briga contra o mosquito, Fernandes sabe que a participação da população é extremamente importante para evitar a proliferação.

TEC/SONORA: Fabrício Fernandes, agente de saúde de Pitangui

 “Cada um tire 10 minutinhos da sua hora, olhar o quintal. Vamos ajudar todo mundo. Se ajudando, nós ajudamos os outros também, conversando com os vizinhos. Se todo mundo se ajudar, a Dengue não vai proliferar, e a gente só vai combater.”

LOC: Morador de Pitangui, vamos seguir as dicas do agente de saúde? Fiscalize seu quintal em busca de possíveis focos do mosquito, pois Dengue, Chikungunya e Zika podem deixar você de cama, sem conseguir fazer nada. Ainda tem dúvidas se a sua casa pode ser um criadouro? Acesse saude.gov.br/combateaedes e confira as dicas para evitar essa situação.

Continue Lendo



Receba nossos conteúdos em primeira mão.