PIRITIBA (BA): Chikungunya deixa moradores do município assustados

SalvarSalvar imagem
SalvarSalvar imagem

LOC.: A sensação é de medo.

TEC./SONORA: Antônio Marcelino, secretário Municipal de Saúde
“Eu acho que a Chikungunya foi justamente a doença que mais amedrontou a população.”

LOC.: Os moradores de Piritiba estão preocupados com a presença do mosquito que transmite a Chikungunya. Mais até do que a famosa Dengue e o próprio Zika, como ressalta o secretário Municipal de Saúde, Antônio Marcelino.

TEC./SONORA: Antônio Marcelino, secretário Municipal de Saúde

“Porque a Dengue, até certo ponto, ela tinha um período e não deixava sequelas. E com a Chikungunya, a população viu que existe uma sequela. Isso criou um temor, criou uma sensação de medo em relação a essa doença. Acho que isso deu para a nossa população, um certo receio, uma conscientização e uma vontade de, realmente resolver o problema.”

LOC.: Segundo a Secretaria Municipal de Saúde, de 2016 até agora, foram 90 casos notificados da doença na cidade. Um desses casos foi de um agente de Saúde, que faz vistorias nos imóveis da cidade para eliminar criadouros do mosquito. Valdecir Braz foi picado pelo mosquito e conta que sofreu muito com a Chikungunya.

TEC./SONORA: Valdecir Braz, agente municipal de Saúde
“Ainda tem sequelas: os tornozelos inchados, o braço direito ainda tem formigamento e dores. Eu passei duas semanas impossibilitado mesmo de trabalhar.”

LOC.: Não é à toa que a Chikungunya é a grande preocupação do Ministério da Saúde para este verão. Isso porque poucas pessoas tiveram a doença no ano passado e não estão imunes. José Cerbino, vice-diretor de Serviços Clínicos do Instituto Nacional de Infectologia da Fiocruz, explica o que é a doença e quais são os sintomas dela.

TEC./SONORA: José Cerbino, vice-diretor de Serviços Clínicos do Instituto Nacional de Infectologia da Fiocruz

“O vírus da Chikungunya é um vírus um pouquinho diferente dos outros dois, ele é de uma família diferente, não é um flavivirus. Mas é um vírus muito semelhante e também é transmito pelo mosquito. Então, de novo: ele acontece no mesmo período, nos mesmos locais onde vai acontecer a Zika e a Dengue. A principal característica da Chikungunya é a dor articular, a dor nas juntas. A palavra Chikungunya é uma palavra africana que quer dizer ‘andar recurvado’. E esse andar recurvado é por causa da dor que a pessoa que tem a doença sente. Então é uma doença que também dá febre, que também pode dar manchas pelo corpo, e tem como principal característica a dor e o inchaço nas juntas. Nas mãos, nos pés, nos joelhos. Essa é a principal característica dela.”

LOC.: Cerca de 60 agentes de endemias e agentes comunitários de saúde estão nas ruas de Piritiba para eliminar focos e ensinar a população a se prevenir do mosquito, de acordo com o órgão municipal. Além da Chikungunya, a Dengue e o Zika também são responsáveis por notificações em Piritiba. Ao todo, mais de seiscentas pessoas estão com suspeitas de uma das duas doenças, no município. Por isso, a sua colaboração na luta contra o mosquito é fundamental. Para saber mais, acesse: saude.gov.br/combateaedes. Ministério da Saúde, Governo Federal.
 

Receba nossos conteúdos em primeira mão.