PIRAÍ (RJ): Agentes de saúde percorrem grandes distâncias para achar focos do mosquito

SalvarSalvar imagem
SalvarSalvar imagem

LOC: O ano de 2016 foi pior do que o anterior para Piraí na luta contra o mosquito transmissor da Dengue, Zika e Chikungunya. Um levantamento realizado pelo Ministério da Saúde mostra que o município, no ano passado, registrou um índice de infestação do mosquito de 0,8, em situação satisfatória. Já nesse ano, esse índice subiu para 1,7, colocando a cidade em situação de alerta de infestação. Para a coordenadora de estratégia de saúde do município, Albanéa Trevizan, uma das causas são as grandes distâncias percorridas por agentes de saúde, na área rural, o que impede um acesso mais constante desses profissionais às residências do município.

TEC/SONORA: Albanéa Trevizan, coordenadora de Estratégia de Saúde

“E como a gente tem um município grande, temos áreas muito distantes, rurais. Então temos agentes comunitários que trabalham com um número bem menor de famílias, porque eles demoram muito para se deslocar. Mas em média, o máximo que cabe a um agente de saúde para ele trabalhar, são no máximo150 famílias.”

LOC: Segundo a coordenadora, a participação da sociedade ajuda o trabalho do agente de saúde, diante dessas dificuldades de locomoção. Para ela, se a população participar de forma decisiva, não só o município, mas o como país, será livre do mosquito.
 
TEC/SONORA: Albanéa Trevizan, coordenadora de Estratégia de Saúde

“Na verdade, as pessoas precisam cuidar do seu ambiente. Por mais que o poder público faça, procure organizar para que a gente tenha coleta de lixo adequada, periódica, se a própria população não depositar no lugar adequado, não cuidar do lixo que ela própria produz, vai ser muito difícil darmos conta dessa epidemia, dessa tríplice epidemia, no país e no município de Piraí também.”


LOC: População de Piraí, não permita que o mosquito tome conta da cidade. Fiscalize suas residências e evite que o mosquito se prolifere dentro da sua própria casa. Acesse saude.gov.br/combateaedes e confira as dicas para evitar Dengue, Zika e Chikungunya. Ministério da Saúde, Governo Federal.

 

Receba nossos conteúdos em primeira mão.