PINDARÉ-MIRIM (MA): Aplicativo de celular vira ferramenta de denúncia no combate ao mosquito

Salvar imagem

LOC: Os responsáveis pela área de saúde  e os moradores de Pindaré-Mirim estão usando a tecnologia no combate ao mosquito que transmite Dengue, Chikungunya e Zika. Pelo WhatsApp, moradores podem denunciar possíveis focos do mosquito na cidade. A coordenadora de vigilância em saúde de Pindaré-Mirim, Daniela Cabral, teve a ideia de disponibilizar o próprio número de celular para se comunicar com agentes de saúde e moradores da cidade, como se fosse um ‘Disque-Denúncia’. Ela conta que a o morador é um parceiro fundamental nesse combate.  
 
TEC/SONORA
: Daniela Cabral, coordenadora de vigilância em saúde de Pindaré-Mirim (MA)
 
“Através do meu número, a gente criou o número de WhatsApp. As pessoas estavam mandando para esse grupo. O morador já funciona como esse parceiro em denunciar. Se ele ver algum possível local de foco de mosquito, água parada, quintal de vizinho muito sujo e que ele suspeite que ali possa ser um possível foco do mosquito, ele já faz essa denúncia. Então é uma grande ajuda. Por mais que a Saúde tente, se esforce, ela só representa 50% dessa luta. A população ajudando, a gente consegue chegar pelo menos a 80% de cobertura.”

 
LOC: De acordo com a coordenadora de vigilância em saúde, os moradores usam o whatsapp também para tirar dúvidas ou pedir visita dos agentes de saúde. O aplicativo é gratuito e pode ser baixado na Play Store nos celulares de sistema Android e iOS. Pra fazer parte deste canal de comunicação, é só o morador de Pindaré-Mirim adicionar o número da vigilância em saúde da cidade no celular. O telefone é 9-8149-2130. Faça sua parte neste combate. Somente com a sua participação é possível vencer o mosquito Saiba mais sobre Dengue, Chikungunya e Zika na internet, no site: saude.gov.br/combateaedes.

Continue Lendo



Receba nossos conteúdos em primeira mão.