PINDAMONHANGABA (SP): Combatentes da Dengue ajudam a eliminar Aedes aegypti

Cerca de 12 mil crianças participam das ações, que acontecem mensalmente

SalvarSalvar imagem
SalvarSalvar imagem

REPÓRTER: Cerca de 12 mil crianças e adolescentes participam do projeto “Combatentes da Dengue”, em Pindamonhangaba. São mais de 50 instuições públicas, como creches, escolas de ensino fundamental e médio públicas, que orientam os alunos na prevenção aos focos do mosquito transmissor da dengue, Zika e chikungunya. Daniel da Costa, de sete anos, mora no Cícero Prado e se tornou um combatente da Dengue. O jovem estuda na Escola Lauro Vicente e tem, na ponta da língua, os cuidados que aprendeu dentro de sala.  

SONORA: Daniel da Costa – estudante  

“Tirando o potinho de água, deixando a garrafa de ponta cabeça, não deixar água parada, colocar tela no ralo e colocar areia nos vasinhos.” 

REPÓRTER: Com a participação das crianças, a mensagem de combate ao Aedes chega de forma mais fácil às famílias e vizinhança, segundo a secretaria de Educação de Pindamonhangaba. A médica da Vigilância Epidemiológica da secretaria de Saúde municipal, Maria Cristina Andraus, alerta que é muito importante que todos se unam para eliminar os criadouros do mosquito. 

SONORA: Maria Cristina Andraus – médica da Vigilância Epidemiológica da Secretaria de Saúde de Pindamonhangaba

“Se hoje você conseguir mudar a cabeça de uma pessoa, mudar o comportamento de uma pessoa, já é mais um do seu lado.”

REPÓRTER: Além da conscientização nas escolas, a mobilização contra o Aedes aegypti, em Pindamonhangaba, conta com mais de 180 agentes comunitários e agentes de controle de vetores. Segundo informações da prefeitura, os bairros com maior número de afetados pela dengue são Feital, Araretama, Laerte Assunção, Padre Rodolfo e a região Central.  Se você sabe de algum foco do Aedes que não possa ser retirado pela população, você pode ligar na Ouvidoria. O número é: 3648 1440. Saiba mais na internet, no endereço combateaedes.saude.gov.br

Reportagem, Ana Freire

Receba nossos conteúdos em primeira mão.