PICOS (PI): Cidade tem somente 13% das meninas entre 11 e 13 anos vacinadas contra HPV. Segunda dose está disponível

SalvarSalvar imagem
SalvarSalvar imagem

REPÓRTER: A baixa procura das meninas de Picos entre 11 e 13 anos pela segunda dose da vacina contra o HPV, traz um alerta para o futuro das jovens, que podem contrair o vírus e outras doenças no futuro.  Apenas 13 por cento das adolescentes estão imunizadas. O papiloma vírus é a principal causa do câncer do colo do útero no País. Segundo dados do Instituto Nacional do Câncer, devem ocorrer 400 novos casos deste tipo de câncer no Piauí, em 2015. O secretário de vigilância em Saúde do ministério da saúde, Jarbas Barbosa, afirma que os pais e as jovens não podem perder a chance de se imunizar e garantir um futuro livre da doença.
 
SONORA: Jarbas Barbosa, secretário de vigilância e saúde do Ministério da Saúde
 
“As famílias não podem perder essa oportunidade e não devem dar ouvidos a boatos de redes sociais, a boatos que não tem nem comprovação no Brasil e nem em qualquer lugar do mundo. É muito importante que as meninas que tomaram a primeira dose tomem à segunda. A proteção só está completa quando ela toma a segunda dose e cinco anos depois ela toma o reforço e as meninas de nove a 11 anos, em 2015, começar a vacinar para que a gente tenha a mortalidade por câncer de colo de útero reduzida de maneira drástica em nosso país”
 
REPÓRTER: Um dos boatos sobre a campanha é que a vacina causa desmaios e paralisia. Porém, o ministério da Saúde garante que as pessoas não devem se preocupar com supostos efeitos colaterais, já que a vacinação pode causar apenas pequenos efeitos adversos, como dor no local da aplicação e em casos raros febre e dor de cabeça. O diretor de Vigilância das Doenças Transmissíveis do Ministério da Saúde, Cláudio Maierovitch, destaca que a faixa etária das jovens é a perfeita para a imunização.
 
SONORA: Diretor de Vigilância das Doenças Transmissíveis do Ministério da Saúde, Cláudio Maierovitch
 
“Ao escolher a idade de vacinação, se procura observar duas coisas: a primeira é qual é a idade em que há maior chance de que seja dada uma proteção duradoura. Quanto mais tarde se dá a vacina, mais provavelmente essa menina, esta jovem terá uma proteção duradoura. Por outro lado, quanto mais tarde se dá a vacina, maior é a chance de que estar jovem já tenha tido contato com o vírus, e a vacina não funciona se ela já tiver tido contato com o vírus ou já tiver tido infecção natural”.
 
REPÓRTER: O município de Picos oferece a vacina contra o HPV em um dos 39 centros básicos de saúde do município. As unidades funcionam diariamente de oito da manhã até as cinco da tarde.
 
Reportagem, Rodrigo Nunes

Receba nossos conteúdos em primeira mão.