PIAUÍ: Mosquito transmissor deixar mais de 7 mil infectados com Dengue ou Chikungunya, no estado

No Piauí, as cidades mais afetadas pela infestação do mosquito são Milton Brandão, Pedro II e Monsenhor Hipólito

SalvarSalvar imagem
SalvarSalvar imagem

LOC: Mais de cinco mil pessoas tiveram Dengue e cerca de duas mil foram infectadas com Chikungunya no Piauí, só este ano, segundo o Ministério da Saúde. No estado, 10 cidades estão em estado de alerta de surto de Dengue, Chikungunya e Zika, outra virose que o mosquito também transmite. Por isso, o Secretário Estadual de Saúde do Piauí, Francisco Costa, pede à população que continue combatendo o mosquito.

TEC/SONORA: Francisco Costa, Secretário Estadual de Saúde

“Fica o nosso desejo dessa vigilância rotineira no seu ambiente de trabalho, no seu domicílio, em todo local que acumule água parada. Agindo assim, conseguiremos melhorar os indicadores do nosso estado, diminuindo de uma vez por todas os casos de hospitalização que acontecem por Dengue, Chikungunya e Zika.”

LOC: No Piauí, as cidades mais afetadas pela infestação do mosquito são Milton Brandão, Pedro II e Monsenhor Hipólito. No Nordeste, os grandes reservatórios domésticos de água, como caixas d'água, tanques e cisternas, são onde mais se encontram as larvas do mosquito. Por isso, a população deve ficar atenta a esses recipientes. Para o combate ao mosquito ser mais eficiente no estado, os municípios devem elaborar diversas ações para incentivar a população a entrar nessa luta, como ressalta o Ministro da Saúde, Ricardo Barros.

TEC/SONORA: Ricardo Barros, Ministro da Saúde

“Vamos identificar focos, vamos mobilizar as escolas, para que ao final de cada aula motivem os alunos a fazer a vistoria em casa. As empresas escalarem voluntários para buscar os focos nas sedes das empresas. Mas depende de cada brasileiro fazer a sua parte.”

LOC: Em todo o Nordeste, mais de 540 mil pessoas estão com Dengue ou Chikungunya. Isso precisa mudar. Ações simples podem gerar grandes resultados. O Ministério da Saúde sugere que cada família dedique 15 minutos por semana para eliminar focos dentro de casa. Para saber mais, acesse: saude.gov.br/combateaedes.

Receba nossos conteúdos em primeira mão.