Piauí: Mais de um milhão de imóveis do estado receberam a visita de agentes de saúde contra o Aedes aegypti.

Nove mil e 400 agentes comunitários de saúde e de endemias estão combatendo o Aedes

SalvarSalvar imagem
SalvarSalvar imagem

REPÓRTER: Mais de um milhão e 49 mil imóveis em 223 municípios do Piauí receberam a visita de agentes de saúde e de equipes militares para identificar focos de Aedes aegypti e orientar a população sobre as medidas de combate ao mosquito. Desse total, 88 mil e 730 foram visitados, mas não foram vistoriados, ou porque estavam fechados, ou porque os moradores se recusaram a receber os profissionais.
Os números fazem parte do balanço do Ministério da Saúde sobre a primeira fase da mobilização nacional para o combate ao Aedes aegypti, ocorrida entre o início de janeiro e o dia 29 de fevereiro. A segunda etapa começou em primeiro de março.
Ao todo, 93% das cidades brasileiras notificaram as visitas ao Sistema Informatizado de Monitoramento da Presidência da República (SIM-PR). Isso significa cinco mil cento e sessenta e quatro municípios do total de cinco mil quinhentos e setenta em todo o território nacional.
O Aedes é o transmissor da dengue, da chicungunya e do vírus Zika. De acordo com o governo federal, a melhor forma de combater o mosquito é não deixá-lo nascer.
Por isso, a participação de todos é muito importante para evitar a proliferação ou acabar com os criadouros. Como o mosquito nasce em locais que acumulam água parada, a recomendação do ministro da Saúde, Marcelo Castro, é fazer, toda a semana, uma faxina para exterminar possíveis focos do mosquito em casa, quintais e áreas externas. Receber os agentes de saúde ou as equipes militares também é fundamental.
No Piauí, mais de nove mil e 400 agentes comunitários de saúde e de endemias estão combatendo o Aedes. No estado, Picus e Parnaíba estão sofrendo com infestação do mosquito.
Para saber mais, acesse: combateaedes.saude.gov.br

 

Reportagem, Marquezan Araújo.

Receba nossos conteúdos em primeira mão.