PIAUÍ: Mais de 6 mil pessoas sofrem com Dengue, Zika ou Chikungunya no estado

O vírus Zika pode causar a Microcefalia, anomalia que impede o crescimento completo do cérebro dos bebês

Salvar imagem

LOC: As chuvas estão voltando e é justamente agora que você deve prestar muita atenção, mas muita atenção mesmo. Eu tô falando do mosquito transmissor da Dengue, do vírus Zika e da febre Chikungunya. E você sabe, né? Que é na época da chuva que ele gosta de colocar os ovos. E acredite: você não vai querer ser picado por esse mosquito. Converse com quem já teve Dengue e preste atenção no que essa pessoa vai te falar. A Terezinha Alves, por exemplo. Ela tem 68 anos e mora no bairro Paroquial, em Picos, uma das cidades mais afetadas pela infestação do inseto no Piauí. Só ela sabe o que sofreu quando teve Dengue.
TEC/SONORA: Terezinha Alves,aposentada
“Eu passei quase um mês doente, mas durante 15 dias eu não andava de jeito nenhum. Eu senti muitas dores nas juntas, não conseguia caminhar. Febre alta, febre muito alta. Eu pensei que nem ia escapar, mas graças a Deus estou aqui contando a história.”
LOC: É importante demais que a população entre nessa briga contra o mosquito transmissor da Dengue, Zika e Chikungunya, porque tem muita gente doente. Segundo a Secretaria Estadual de Saúde do Piauí, só este ano, mais de cinco mil pessoas já tiveram Dengue e outras mil e 300, Chikungunya. Os casos de vírus Zika, que pode causar a Microcefalia, anomalia que impede o crescimento completo do cérebro dos bebês, chegam a 228. São 30 cidades no Piauí sofrendo com essas doenças. Por isso mesmo, o Secretário Estadual de Saúde, Francisco Costa, pede muito à população piauiense que ajude a acabar com o mosquito.
TEC/SONORA: Francisco Costa, Secretário Estadual de Saúde
“Que continue essa vigilância necessária no combate ao mosquito. Somente com a ajuda da sociedade e o envolvimento do Poder Público é que juntos conseguiremos vencer essa tão necessária batalha.”
LOC: Se cada família dedicar 15 minutinhos por semana para o combate, o mosquito vai ser eliminado. Para saber mais sobre as doenças e aprender a se prevenir, acesse: saude.gov.br/combateaedes.

 

Continue Lendo



Receba nossos conteúdos em primeira mão.