PIAUÍ: Hemopi vai utilizar ônibus para realizar coletas de sangue externas

As coletas externas vão ocorrer principalmente no sul do estado

SalvarSalvar imagem
SalvarSalvar imagem

LOC.: O Piauí tem uma média de quatro mil doações de sangue por mês, segundo o diretor geral do Hemopi, Jurandir Martins. De acordo com o órgão, o número tem sido suficiente para manter os hemocentros com bons estoques. Além do hemocentro coordenador, que fica em Teresina, O Piauí tem mais três hemocentros regionais. A partir de agora, vão ser realizadas também coletas externas, com a chegada de um ônibus que vai até doadores que não podem se dirigir ao hemocentro. Essas coletas vão ocorrer principalmente no sul do estado, onde o acesso é difícil.

 

TEC./SONORA: Jurandir Martins, diretor geral do Hemopi.

 

“O extremo sul do estado é um local historicamente de um vazio demográfico extenso, uma baixa densidade demográfica, em que nós temos centros urbanos espalhados, longe um do outro, e que termina que dificulta esse nosso fornecimento de sangue. Adquirimos um ônibus móvel para coleta externa, e com esse ônibus iremos melhorar o acesso do doador de sangue que tem dificuldade para ir até o hemocentro. Iremos melhorar o conforto da doação de sangue, o conforto do funcionário que realiza essa coleta.”

 

LOC.: A terapeuta Letícia de Oliveira, de 30 anos, entende a relevância da doação de sangue e praticou a ação voluntária por 12 anos, no Piauí. Ela começou por iniciativa própria, mas parou de doar há um ano, quando descobriu uma anemia. A doença é uma das restrições do Ministério da Saúde, já que pode acabar prejudicando a saúde de quem doa. É importante lembrar que a doação de sangue, quando realizada de acordo com as determinações dos profissionais, não causa anemia nem outras doenças. Letícia pretende voltar a doar quando estiver recuperada, mas gosta de incentivar o ato para outras pessoas, ao desconstruir mitos e preconceitos.

 

TEC./SONORA: Letícia de Oliveira, terapeuta.

 

“Sempre que eu posso, como eu já fui doadora, falo que doar sangue não dói, doar sangue não vai deixar você doente no outro dia. Precisa você ficar um pouco mais em repouso ao longo do dia, mas não necessariamente você precisa parar para poder ser um doador naquele dia, então são esses os incentivos que eu já fiz e que eu sempre faço, sempre que eu tenho oportunidade. ”

 

LOC.: Para doar sangue, é preciso pesar mais de 50 quilos, ter entre 16 e 69 anos, boa saúde e vontade de ajudar. Para menores de 18 anos é necessária autorização dos pais ou responsáveis. O Hemopi de Teresina fica no centro da cidade, na Rua 1º de Maio. Para falar com o hemocentro ligue 3221-8319. Repetindo: 3221-8319. Doe sangue regularmente e ajude a quem precisa! Outras informações sobre doação, acesse saude.gov.br/doesangue.

 

 

Receba nossos conteúdos em primeira mão.