PIAUÍ: Estado investe em estratégias de combate ao mosquito transmissor de Dengue, Zika e Chikungunya

Salvar imagem

...

LOC: O Piauí investiu em diversas estratégias de combate ao mosquito transmissor da Dengue, Zika e Chikungunya e está colhendo os frutos desses esforços. De acordo com o técnico de Vigilância em Saúde do estado, Inácio Pereira Lima, o número de notificações de casos das doenças diminuiu substancialmente.      

 TEC/SONORA: Inácio Pereira Lima, técnico de Vigilância em Saúde.

 “Números muito tímidos, nenhum óbito, nenhuma situação grave e nós estamos no período de espera de alta incidência da doença, que nós chamamos de “sazonalidade”, que é o primeiro semestre de cada ano. Já estamos findando o primeiro trimestre. Em termos de controle a gente considera que estamos muito bem.”

 LOC: De acordo com dados da Secretaria de Saúde do Piauí, os casos de notificação de Dengue entre janeiro e março deste ano caíram 72% em relação ao mesmo período do ano passado. As notificações de Zika, por sua vez, caíram 20%. Apenas os casos de Chikungunya aumentaram de 46 no ano passado para 61 este ano. Inácio Pereira Lima, técnico de Vigilância em Saúde, explica que as visitas casa a casa são uma das estratégias de combate ao mosquito.

 TEC/SONORA: Inácio Pereira Lima, técnico de Vigilância em Saúde.

“Já fizemos o primeiro ciclo de visitas aos imóveis, estamos iniciando o segundo ciclo. Em cada bimestre, cada município é orientado a visitar todos os imóveis das localidades urbanas e os principais povoados. Por que o mosquito é de habitat urbano. Se trabalha nas áreas urbanas e nos povoados de maior aglomerado.”

 LOC: Além das parcerias com as áreas da educação e outras instituições públicas, o Piauí conta também com o apoio de algumas empresas da iniciativa privada. É o que explica Inácio Pereira Lima, técnico de Vigilância em Saúde.

 TEC/SONORA: Inácio Pereira Lima, técnico de Vigilância em Saúde.

 “Inclusive a iniciativa privada, empresas de destinação de reuso de pneus, porque pneu nós chamamos de depósito de alto risco. Porque nas borracharias, aqueles pneus que não servem mais, aquilo se acumula e se não houver uma vigilância ativa, pode ser um verdadeiro criadouro do mosquito. Tem empresas que utilizam esses pneus em serviços e os transformam em outras matérias primas e tem demonstrado interesse em colaborar.”

 LOC: Mesmo com a queda no número de casos, a Secretaria de Saúde pede o apoio da população nas ações de combate ao mosquito transmissor da Dengue, Zika e Chikungunya. A comunidade deve dar atenção especial à limpeza dos seus quintais, ao descarte correto do lixo em sacolas plásticas e no acúmulo  indevido de água. Para saber mais sobre as doenças e formas de combater o mosquito, acesse o site saude.gov.br/combateaedes. Ministério da Saúde. Governo Federal.

 

Continue Lendo



Receba nossos conteúdos em primeira mão.