PIAUÍ: Delegados de Polícia Federal do Piauí pedem autonomia da PF

Salvar imagem

REPÓRTER: Os delegados de Polícia Federal do Piauí aderiram à campanha que pede a autonomia financeira e administrativa da Polícia Federal. O objetivo é acabar com qualquer possibilidade de interferência governamental nos trabalhos da corporação. A PF é vinculada ao ministério da Justiça e, portanto, cabe ao governo Federal escolher o diretor-geral da corporação e definir onde os recursos destinados à polícia vão ser aplicados. Uma Proposta de Emenda a Constituição, a PEC 412, que espera para ser votada na Comissão de Constituição e Justiça da Câmara dos Deputados altera essa relação e desvincula a Polícia do governo. A Associação Nacional dos Delegados de Polícia Federal, a ADPF apóia o projeto. De acordo com o diretor-regional da Associação dos Delegados de Polícia Federal, no Piauí, Alex Raniery a autonomia da PF vai fazer com que a instituição não fique mais vulnerável a cortes e contingenciamento de gatos por parte do governo.

SONORA
: Alex Raniery diretor-regional da Associação dos Delegados de Polícia Federal, no Piauí
 
“A Polícia Federal no desenvolvimento da atividade investigativa dela depende muito de recursos. A autonomia vai trazer justamente isso, a possibilidade de que a Polícia Federal, por si só, aplique adequadamente, segundo as suas estratégias de atuação, os recursos que são destinados pelo Congresso Nacional a instituição e que não fique a mercê de contingenciamentos e cortes que podem ocorrer de acordo com cada governo que passar ao longo dos anos”.
 
https://ci6.googleusercontent.com/proxy/RnNZfQn2o2xpggJQqefCOervMbPIci5mujDPJnvl43kv6Rtxjyh5gHN_JKVzeU-aaGz3pePFgxfoAAtZJZNx8mveVTc-11j98EfuAJVcumUenA=s0-d-e1-ft#https://ssl.gstatic.com/ui/v1/icons/mail/images/cleardot.gif
REPÓRTER: Para pressionar os parlamentares a votarem a PEC, uma carta do povo brasileiro ao Congresso Nacional está sendo assinada pela população. De acordo com a ADPF, o documento já conta com mais de 300 mil assinaturas. A expectativa da associação é de que, nos próximos meses, dois milhões de pessoas assinem o documento. Para o presidente da ADPF, Doutor Carlos Eduardo Sobral, a população tem se preocupado com possíveis interferências políticas nas investigações da PF e, por isso, está aderindo à campanha.

SONORA
: Carlos Eduardo Sobral, presidente da ADPF
 
“O que demonstra o apoio da população brasileira à autonomia da Polícia Federal, reconhecendo momento de graves riscos à autonomia e ao funcionamento pleno da Polícia Federal livre de qualquer interferência política. Nós precisamos aprovar a PEC com urgência para que a polícia continue trabalhando contra o crime e combatendo a corrupção da forma que vem fazendo.”

REPÓRTER
: Para assinar o documento que pede a autonomia da Polícia Federal, basta acessar o site da ADPF. O endereço eletrônico é adpf.org.br
 
Reportagem, João Paulo Machado

Continue Lendo



Receba nossos conteúdos em primeira mão.