PIAUÍ: Cerca de 48 mil gestantes passam a receber vacina contra coqueluche

Cerca de 48 mil gestantes devem ser vacinadas contra a coqueluche no Piauí. A vacina, conhecida como dTpa, foi introduzida nesta semana no Calendário Nacional de Vacinação e também protege contra o tétano e a difteria.

SalvarSalvar imagem
SalvarSalvar imagem

Tempo de áudio - 01'49''

REPÓRTER: Cerca de 48 mil gestantes devem ser vacinadas contra a coqueluche no Piauí. A vacina, conhecida como dTpa, foi introduzida nesta semana no Calendário Nacional de Vacinação e também protege contra o tétano e a difteria. De acordo com o ministro da Saúde, Arthur Chioro, o objetivo dessa imunização é reduzir as mortes de recém-nascidos provocadas pela coqueluche.

SONORA:ministro da Saúde - Arthur Chioro

"A coqueluche se manifesta de maneira mais grave entre os bebês até seis meses de vida e é por isso que é fundamental ele receber da sua mãe a defesa contra a coqueluche, enquanto o seu organismo vai sendo estimulado através da vacinação, que ele começa a receber pelo calendário a partir do segundo mês de vida, para que ele possa formar as suas próprias células de defesa, seus anticorpos que vão lhe proteger contra a coqueluche". 

REPÓRTER: A coordenadora de imunização do estado do Piauí, Dora Alice Lopes, espera que, com a introdução da vacina, todo o estado faça a imunização das mães que estão em idade gestacional.

SONORA: coordenadora de imunização do estado do Piauí - Dora Alice Lopes

"O estado do Piauí já fez toda a mobilização dos seus municípios, reunião discutindo com os coordenadores municipais de imunização, implantação dessa vacina na nossa rotina dos serviços. E a gente espera que os municípios consigam mobilizar as suas gestantes o mais rápido possível, as que estão na idade gestacional, e já planejem o agendamento de cartão de vacinação das que não estão ainda na idade gestacional, para que recebam a vacina nessa oportunidade".

REPÓRTER: A vacina contra coqueluche vai imunizar quase três milhões de gestantes e mais de 300 mil profissionais da saúde que têm contato com recém-nascidos. A vacina já está disponível nos postos de saúde da rede pública de saúde. Para saber mais sobre a vacina, acesse: www.saude.gov.br

Reportagem, Karina Chagas

Receba nossos conteúdos em primeira mão.