PIAUÍ: Casos de Dengue no estado diminuem em mais de 30%

População deve continuar combatendo o mosquito

SalvarSalvar imagem
SalvarSalvar imagem

TEC/SONORA: Dona Terezinha, aposentada
“Cuidado no seu quintal, não deixar garrafa aberta. Suas plantas com água, você troque elas pelo menos de dois em dois dias, de três em três dias. Ter o máximo cuidado”.
LOC: Isso, Dona Terezinha, muito bem! São justamente atitudes como essa que ajudaram a reduzir em mais de 30 por cento, o número de casos de Dengue em todo o Piauí. Dona Terezinha Alves tem 68 anos e é moradora de Picos, uma das cidades mais afetadas pelo mosquito transmissor da Dengue, Zika e Chikungunya. Mas é porque reduziu que vamos cruzar os braços agora? De jeito nenhum! Siga o exemplo de Dona Terezinha.
É claro que não podemos tirar o mérito do Governo e das prefeituras, que fazem um trabalho intenso no combate ao mosquito. Mas também é bem verdade que São Pedro não mandou muita chuva para o estado este ano. É claro que isso diminui o número de focos do mosquito transmissor, que depende de água para se multiplicar. Mas o mês de dezembro tá chegando e com ele o período de chuva também. Então, que tal intensificar a vistoria de cada cantinho da sua casa, encontrando e eliminando os possíveis criadouros do mosquito, como pede o Secretário Estadual de Saúde do Piauí, Francisco Costa?
TEC/SONORA: Francisco Costa, Secretário Estadual de Saúde
“Fica o nosso desejo dessa vigilância rotineira no seu ambiente de trabalho, no seu domicílio, todo local que acumula água parada. Que possamos evitar isso e assim conseguiremos melhorar os indicadores do nosso estado, diminuindo de uma vez por todas os casos de hospitalização que acontecem por Dengue, por Chikungunya e por Zika”.
LOC: Apesar dessa redução de casos de Dengue no estado, o número ainda é preocupante: são mais de 5 mil pessoas com a doença. Sem contar o número de pessoas com Zika, que chega a quase 230 mil, e Chikungunya, com mais de mil e 300.
Então, tá esperando o quê? Não seja vítima desse mosquito, não deixe água parada. E se você ainda tem alguma dúvida sobre o as doenças transmitidas por ele, acesse: combateaedes.gov.saude.br.

 

Receba nossos conteúdos em primeira mão.