PI: Água Branca e Jardim do Mulato ainda precisam vacinar muitas jovens contra HPV

SalvarSalvar imagem
SalvarSalvar imagem

REPÓRTER: A segunda dose da vacina contra o HPV está disponível no estado do Piauí. Os municípios piauienses de Água Branca e Jardim do Mulato registram uma procura muito baixa pela segunda dose da vacina contra o HPV que está sendo aplicada em meninas com idades entre 11 e 13 anos. Em Água Branca, apenas três por cento das adolescentes tomaram a vacina. Já em Jardim do Mulato, somente 15 por cento das jovens tomaram a vacina. A meta do Ministério da Saúde é que pelo menos 75 por cento das garotas dessa faixa etária sejam imunizadas em todo o país. A secretária municipal de saúde, de Água Branca, Margareth Pimentel, chama as garotas da faixa etária da vacinação para tomarem a segunda dose.
 
SONORA: Secretária municipal de saúde de Água Branca, Margareth Pimentel.
 
“Gostaria de convidar todas as meninas de 11 a 13 anos, que compareçam as unidades básicas de saúde para realizarem a segunda dose da vacina contra o HPV. Para prevenir do câncer de colo do útero.”
 
REPÓRTER: O HPV é o principal causador do câncer de colo do útero, que é o quarto maior responsável pela morte de centenas de mulheres brasileiras todos os anos. O vírus é sexualmente transmissível, mas pode ser contraído pelo contato sexual, e não necessariamente pela relação sexual. As meninas que tomarem as três doses da vacina contra o HPV estarão protegidas contra o vírus muito antes de iniciarem a vida sexual. A imunização só é eficaz para quem passa pelas três etapas de vacinação. O secretário de ciência, tecnologia e insumos estratégicos do ministério da Saúde, Jarbas Barbosa, aponta como o HPV pode ser contraído.
 
SONORA: Secretário de ciência, tecnologia e insumos estratégicos do ministério da Saúde, Jarbas Barbosa.
 
“O HPV pode ser transmitido na relação sexual, mesmo em carícias íntimas, sem precisar da relação sexual completa, digamos assim, ele pode ser transmitido. Por isso que ele é assim, tão disseminado no mundo inteiro.”
 
 REPÓRTER: Segundo o secretário de ciências, tecnologia e insumos estratégicos do Ministério da Saúde, Jarbas Barbosa, as vacinas contra o HPV são aplicadas em mais de 100 países ao redor do mundo, e nunca houve nenhum registro de reações adversas pela vacinação. As famílias que têm meninas entre 11 e 13 anos precisam levar as adolescentes para se vacinarem contra o vírus.
 
Reportagem, Lívia Bruno

 

 

Receba nossos conteúdos em primeira mão.