PETROLINA (PE): Grupo AB negativo é o mais difícil de encontrar para doação de sangue

Devido a raridade do tipo sanguíneo, demanda por transfusões de sangue é alta

SalvarSalvar imagem
SalvarSalvar imagem

LOC.: O Hemocentro Regional de Petrolina encontra dificuldades na captação de sangue do tipo AB negativo. De acordo com a gerente Márcia Flávia Pinto, a própria população da cidade não possui tantos pacientes com esse fator. Além disso, toda a rede pública da região, em um total de 18 hospitais, é suprida com a distribuição de sangue do hemocentro de Petrolina. Alguns hospitais da cidade de Juazeiro, na Bahia, também recebem apoio do hemocentro regional. Por todo esse quadro de atendimento, Márcia fala sobre a importância de se doar sangue.

TEC./SONORA: Márcia Flávia Pinto, gerente do Hemocentro de Petrolina.

“O sangue, ele é vital na vida das pessoas, né? Então, assim, a gente precisa ter um estoque abastecido para atender aos hospitais, aos acidentes, as cirurgias, aos pacientes de câncer, aos pacientes de leucemia. Então acho que deixa o médico de um modo geral e a população bem tranquila quando você tem um estoque regular e sabe que vai atender aos pacientes que vierem a precisar.”

LOC.: É essa importância que Bonfim Barbosa, comerciante de 58 anos, morador do bairro São Gonçalo, vê em relação a esse gesto. Já com 86 doações realizadas no hemocentro, ele comenta que incentiva todos com quem convive. Casado há 35 anos, com duas filhas, ele faz questão de sempre realizar esse gesto. Bonfim explica como faz para convencer mais pessoas a irem ao hemocentro.

TEC./SONORA: Bonfim Barbosa, comerciante.

“Converso com as pessoas e falo o quanto é importante a gente fazer uma doação, né? Para salvar vidas. E aí o pessoal vai entendendo aquilo que a gente está falando e aí vai lá. Eu levei várias pessoas lá, até minha filha já foi, a mais velha. E pode salvar várias vidas, né?”


LOC.: Para doar sangue você deve estar saudável, ter entre 16 e 69 anos e pesar acima de 50 quilos. O Hemocentro Regional de Petrolina está localizado na Rua Pacífico da Luz, no centro da cidade. O horário de funcionamento é de segunda a sexta, das sete e meia da manhã até o meio dia. O telefone para contato é o 3866-6601. Repetindo, 3866-6601. Doe sangue regularmente e ajude a a quem precisa. Para mais informações acesse, saude.gov.br/doesangue.

Receba nossos conteúdos em primeira mão.