PESQUEIRA (PE): Peixes são usados no combate ao Aedes, no município

Os peixes são distribuídos para a população pelos agentes de combate

SalvarSalvar imagem
SalvarSalvar imagem

REPÓRTER: Para combater o Aedes aegypti, qualquer aliado é bem vindo. Em Pesqueira, a ajuda vem de rios, lagos ou açudes. Peixes são usados na eliminação de ovos e larvas do mosquito transmissor da dengue, Zika e chikungunya. Os animais são colocados em reservatórios como caixas d’água, cisternas ou tanques das residências do município. A ideia é que os peixes se alimentem do mosquito antes que ele chegue à fase adulta. A coordenadora de Vigilância em Saúde, Laryssa Maciel, explica porque a utilização dos peixes para acabar com o Aedes é um meio eficiente.
 
SONORA: Coordenadora de Vigilância em Saúde, Laryssa Maciel
 
É porque em vez de ser usado o larvicida é utilizado um meio natural. Nós orientamos a não alimentar os peixes. Então tudo o que pousa na água, qualquer micro-organismo ele vai e elimina.”
 
REPÓTER: Toda sexta-feira, uma equipe da Vigilância Sanitária vai pescar. Os peixes são capturados com landuá – pequena rede presa a uma armação redonda de madeira ou aro de pneu de bicicleta. Os peixes são armazenados em um tanque e em seguida são distribuídos para a população pelos agentes de combate. Laryssa conta que os moradores de Pesqueira aprovaram a iniciativa.
 
SONORA: Coordenadora de Vigilância em Saúde, Laryssa Maciel
 
“Muitas pessoas elogiando, muitas pessoas vindo aqui dizer que acabaram  com as larvas do reservatório de água. E eu acredito que essa é uma maneira natural, super simples e legal de se fazer.”
 
 
REPÓTER: É fundamental que a população coopere e todos ajudem a eliminar o Aedes aegypti e supervisor de restaurante, Felipe Neves, morador de Centenário, já sabe disso.
 
SONORA: supervisor de restaurante, Felipe Neves
 
“Cada um fazendo sua parte vai ser melhor para todos. Ajuda a diminuir.”
 
 
REPÓTER: O município conta com 113 agentes comunitários de saúde e 19 de endemias para orientar a população sobre os cuidados que se deve tomar para evitar a proliferação do mosquito. Se você quer saber mais sobre denge, Zika e chikungubya pode ligar no telefone da Secretaria Municipal de Saúde de Pesqueira. O número é 3835-8730. Saiba mais no endereço combateaedes.saude.gov.br

 

Reportagem, Marquezan Araújo

Receba nossos conteúdos em primeira mão.