PERNAMBUCO: Mais de 53 mil 500 pessoas contraíram Dengue, Chikungunya e Zika no estado

Salvar imagem

LOC:  Mais de 53 mil e 500 pessoas tiveram Dengue, Chikungunya e Zika, e 21 pessoas morreram por causa dessas doenças, este ano, em Pernambuco, segundo a Secretaria Estadual de Saúde. Jaboatão dos Guararapes, Caruaru, Goiana e Recife estão entre os 67 municípios em alerta de infestação para mosquito que transmite as doenças. Gilma de Oliveira, mora em Recife, e a neta dela teve Dengue ano passado, depois de ter tido filho.
 
TEC/SONORA: Gilma Gabriela de Oliveira, moradora de Recife 
 
”A minha (neta) já teve Dengue depois que teve o bebê. Nem de mamar ela deu mais à menina, por causa dos medicamentos que o médico passou. Ela ficou sem poder andar direito, as pernas doíam. Aqui na minha casa não teve isso não, mas a minha vizinha ela teve isso. Muita gente aqui teve, onde eu moro.”
 
LOC: Recife, tem índice  de dois ponto um de infestação do mosquito, o dobro do índice aceitável pelo Ministério da Saúde. Para evitar que mais pessoas contraiam Dengue, Chikungunya e Zika, a população de Pernambuco deve manter os cuidados em casa, como reforça o gerente de Vigilância em Saúde, de Pernambuco, Jurandir Almeida.
 
TEC/SONORA: Jurandir Almeida, gerente de Vigilância em Saúde, de Pernambuco
 
“O morador responsável dedique durante a semana 15 minutos a uma inspeção de seu ambiente domiciliar interno e externo, esse tempo dedicado, é suficiente para que ele possa estar tornando esse ambiente desfavorável para ao mosquito.”
 
LOC:  A Dengue, Chikungunya e Zika são doenças graves que podem até matar. Evite que esse número aumenta e prejudique mais vidas. Sua participação é fundamental no combate ao mosquito. Saiba mais no site do Ministério da Saúde, no site: saude.gov.br/combateaedes 

Continue Lendo



Receba nossos conteúdos em primeira mão.