PERNAMBUCO: Famílias com casos de microcefalia terão prioridade no Minha Casa, Minha Vida

Salvar imagem

LOC: As famílias que possuem crianças diagnosticadas com microcefalia vão ter prioridade no atendimento do Programa Minha Casa Minha Vida. A norma, anunciada pelo presidente Michel Temer, dispensa o sorteio para ingressar no cadastro. Mas isso vai valer apenas para as famílias que estão na Faixa UM do programa, ou seja, que tenham renda mensal bruta de até mil e oitocentos reais, como explica o ministro das Cidades, Bruno Araújo.

TEC/SONORA: Bruno Araújo, ministro das Cidades

“Nós tomamos uma decisão há alguns meses, com a autorização do Presidente da República. Toda mãe que, infelizmente, tenha sido abatida por esta epidemia de Zika, que tenha tido um filho nascido nas circunstâncias que o levaram à microcefalia, estão legalmente atendidas no Programa Minha Casa, Minha Vida, desde que atendam e tenham a renda especificada do programa.”

LOC: De acordo com o último levantamento feito pelo Ministério da Saúde, o Nordeste concentra 66 por cento das 10 mil 199 notificações de microcefalia em todo o país. Segundo o gerente de Projetos Especiais da Secretaria de Habitação de Pernambuco, Leonardo Igrejas, os cadastros das famílias interessadas em receber o benefício devem ser finalizados ainda neste ano.

TEC/SONORA: Leonardo Igrejas, gerente de Projetos Especiais da Secretaria de Habitação de Pernambuco

“Apesar do cadastramento do programa Minha Casa, Minha Vida ser atribuição dos municípios, a Secretaria de Habitação do Estado está compatibilizando os cadastros existentes, o que deve ocorrer até o final deste ano de 2016, para a gente entrar em 2017 já com o cadastro correto, confiável, com todas as informações. Para que a nossa Secretaria de Habitação possa promover a articulação com os municípios e as entidades organizadoras dos empreendimentos habitacionais do Minha Casa, Minha Vida, procurando verificar as condições de inclusão destas famílias como prioridade do programa.”

LOC: As famílias inscritas no Minha Casa, Minha Vida com renda mensal de até 1.800 reais e que tiverem crianças com microcefalia, malformação que impede o crescimento do cérebro, devem procurar a prefeitura. Não podemos esquecer que: derrotar o mosquito é responsabilidade de todos nós. Para saber mais sobre as doenças e formas de combater o mosquito, acesse o site saude.gov.br/combateaedes.

Continue Lendo



Receba nossos conteúdos em primeira mão.